Nessa quarta-feira, 17, o Sintrajufe/RS esteve presente no lançamento da Marcha das Margaridas em Porto Alegre. A atividade ocorreu no Armazém do Campo e contou com grande quantidade de militantes e organizações.
Notícias Relacionadas
Durante o lançamento, as entidades que participam da organização da Marcha apresentaram relatos sobre o andamento da construção da mobilização, que acontece nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília, em sua sétima edição. Ao final, houve momento para a arte, com apresentação de Lila Borges. O Armazém do Campo esteve lotado para a preparação, na capital gaúcha, da que é considerada a maior mobilização das mulheres da cidade e do campo na América Latina. Em sua última edição, em 2019, a Marcha das Margaridas reuniu cerca de 100 mil mulheres.
Durante os dois dias de atividades em Brasília, serão realizados debates sobre os 13 eixos que compõem a pauta das mulheres do campo, das águas e das florestas organizadas nos movimentos. Além disso, terá feira com produtos pautando os temas da geração de renda, autonomia e trabalho. No dia final, ocorre a tradicional marcha, uma caminhada até a Esplanada dos Ministérios.
O nome da marcha é uma homenagem a Margarida Maria Alves, sindicalista paraibana assassinada em 1983 por um matador de aluguel contratado por fazendeiros da região. Em 2019, completam-se 36 anos de seu assassinato. Até hoje, nenhum acusado por sua morte foi condenado.
Momento histórico
As diretoras Arlene Barcellos e Camila Telles representaram o sindicato na atividade. Arlene comenta que “foi momento de ouvirmos as representantes das diversas entidades organizativas da Marcha e partir para as ações de construção de uma grande atividade em Brasília em agosto”. Para Camila, “é importantíssimo que nós, ‘margaridas gaúchas’, organizadas nos sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos, participemos com o máximo de representantes em Brasília na Marcha das Margaridas 2023. Este ano marca o início da retomada e da reconstrução do Brasil e, no centro desse momento histórico, estão as mulheres”, aponta.
Nas próximas semanas, o Sintrajufe/RS realizará reuniões abertas às mulheres da categoria sobre a Marcha das Margaridas. A data da próxima reunião será divulgada nos meios de comunicação da entidade.