SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

COMPROMISSO

Sintrajufe/RS participa de atividade da campanha de mobilização “Agroecologia nas eleições”

Nessa quarta-feira, 28, o Sintrajufe/RS participou de atividade da campanha de mobilização “Agroecologia nas eleições”, uma iniciativa da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), na sede da Cooperativa GiraSol, conveniada do sindicato, que foi representado pela diretora Cristina Viana. Foi realizada uma conversa com candidatos e candidatas nas eleições (estaduais e federais) para que firmassem compromisso com propostas apresentadas para o combate à fome, à opressão, à desigualdade e pela segurança alimentar, pela valorização da agricultura familiar e por políticas de futuro.

Os candidatos e as candidatas presentes ao encontro assinaram a carta-compromisso pela agroecologia elaborada pela ANA. Veja AQUI quais candidaturas, em todo o país, assinaram o documento.

A carta-compromisso apresenta demandas referentes ao reconhecimento e ao fortalecimento
da agroecologia pelo Estado brasileiro. Na avaliação da ANA, “o apoio público, irrestrito e integral a essas propostas é condição inseparável do compromisso das candidaturas com a plena restauração do Estado Democrático de Direito e com a construção de novos valores para a convivência social e ecológica”. O compromisso “implica também o reconhecimento da função do Estado no fortalecimento das representações e da expressão pública das organizações e movimentos da sociedade civil na construção da agroecologia”.

O documento é desenvolvido a partir de cinco eixos: questões agrárias e urbanas e direitos territoriais; enfrentamento da fome e promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional; ciência crítica e cidadã, educação pública de qualidade e democratização da comunicação e da cultura; participação democrática e controle social na construção de políticas públicas; e promoção da igualdade de gênero e racial e superação do colonialismo.

A diretora do Sintrajufe/RS Cristina Viana explica essa iniciativa, “que procura envolver as candidaturas do campo progressista com a agroecologia, vem ao encontro da preocupação do nosso sindicato e de muitas outras entidades da sociedade civil”. Ela defende que “precisamos de políticas públicas que promovam a agroecologia, a proteção do meio ambiente, das mulheres, dos povos originários e dos quilombolas, que proíbam a utilização de agrotóxicos – venenos – na comida do povo e garantam o acesso universal e gratuito à água tratada, a proteção da agricultura familiar, enfim, a erradicação da fome e das enormes desigualdades que existem no nosso país e que se aprofundaram enormemente no atual governo”. Por essas razões, destaca a dirigente, “a carta compromisso trata-se de uma iniciativa que reafirma a democracia, sendo propositiva e atuante nas candidaturas”.

Projeto de Agroecologia do Sintrajufe/RS

Em 2021, o Sintrajufe/RS deu início ao Projeto de Agroecologia, que tem, entre seus objetivos, o de possibilitar, para o conjunto da categoria, acesso a informações, debates e espaços que contribuam para fortalecer uma visão crítica que se preocupe com questões relacionadas a alimentos e modelo de produção e de sociedade.

Sintrajufe/RS, com informações da Articulação Nacional de Agroecologia