MULHERES

Sintrajufe/RS participa da Marcha das Margaridas 2023, dias 15 e 16/8, em Brasí­lia

A 7ª edição da Marcha das Margaridas, maior manifestação de mulheres da América Latina, ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasí­lia, com o tema Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver . O Sintrajufe/RS estará presente no evento, que completa 23 anos e tem previsão de participação de mais de 150 mil mulheres de todo o paí­s.

Para ampliar a participação da representação de mulheres do Poder Judiciário e do Ministério Público, a Fenajufe buscou unificar as atividades com a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Estadual (Fenajud) e a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp). As três entidades estão organizando atividades conjuntas de formação que incluem oficinas e cartilha.

A Pauta da Marcha das Margaridas foi entregue ao governo federal durante evento com a participação de 13 ministras e ministros de Estado, no Palácio do Planalto, no dia 21 de junho. No mesmo dia foi entregue para o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), a pauta voltada ao Legislativo.

As propostas estão organizadas em 13 eixos temáticos:

• Democracia participativa e soberania popular;
  • Poder e participação polí­tica das mulheres;
  • Vida livre de todas as formas de violência, sem racismo e sem sexismo;
  • Autonomia e liberdade das mulheres sobre o seu corpo e a sua sexualidade;
  • Proteção da Natureza com justiça ambiental e climática;
  • Autodeterminação dos povos, com soberania alimentar, hí­drica e energética;
  • Democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais e dos maretórios;
  • Direito de acesso e uso da biodiversidade, defesa dos bens comuns;
  • Vida saudável com agroecologia e segurança alimentar e nutricional;
  • Autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda;
  • Saúde, Previdência e Assistência Social pública, universal e solidária;
  • Educação Pública não sexista e antirracista e direito à educação do e no campo;
  • Universalização do acesso à internet e inclusão digital.

Confira AQUI material informativo sobre cada eixo.

Sobre a Marcha

A Marcha tem como força inspiradora a luta de Margarida Maria Alves, mulher trabalhadora rural nordestina e lí­der sindical. Por 12 anos, ela foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraí­ba, cargo poucas vezes ocupado por mulheres.

Por lutar pelo direito à terra, pela reforma agrária, por educação, por igualdade e por defender direitos trabalhistas e vida digna para trabalhadoras e trabalhadores rurais, Margarida Alves foi assassinada na porta da sua casa, no dia 12 de agosto de 1983. Seu nome se tornou um sí­mbolo nacional de força e coragem cultivado pelas mulheres e homens do campo, da floresta e das águas.

É em nome dessa luta que, a cada quatro anos, no mês de agosto, milhares de Margaridas de todo o paí­s marcham em Brasí­lia, por justiça, igualdade e paz no campo e na cidade. Nós nos guiamos pelos princí­pios do feminismo anticapitalista, antirracista e antipatriarcal. Um feminismo que valoriza a vida, vinculado à defesa da agroecologia, dos territórios, dos bens comuns e da soberania e autodeterminação dos povos , explica Mazé Morais, secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e coordenadora-geral da Marcha das Margaridas.

Com informações da Fenajufe e da Contag