29 DE SETEMBRO

Sintrajufe/RS e Sindiserf/RS promovem debate sobre saúde mental no trabalho e combate ao assédio

No dia 29 de setembro, o Sintrajufe/RS, em parceria com o Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), promove a atividade Formação Sindicalsaúde mental no trabalho e combate ao assédio moral e sexual . O debate, que tem apoio do escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados, ocorre de forma online, mas é necessário inscrever-se para participar.

A secretaria de Mulher Trabalhadora da CUT/RS e ex-diretora do Sintrajufe/RS Mara Weber será uma das painelistas, ao lado da advogada da assessoria jurí­dica do Sindiserf/RS, Juliane Durão, e da professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasí­lia (UnB) Ana Magnólia Mendes.

As inscrições devem ser feitas até as às 14h do dia 28 de setembro, exclusivamente pelo formulário disponí­vel AQUI. O link para acessar o evento será enviado para o e-mail informado na inscrição.

Assédio como ferramenta de gestão

Mara Weber destaca que o mundo do trabalho está cada vez mais violento e opressor, pois o capitalismo neoliberal através de seus modelos de gestão produtivista tem usado assédio moral e também sexual em ferramenta de gestão. O trabalho vivo, que constrói o sujeito humano e traz realização e saúde mental tem perdido espaço para o trabalho morto, alienado, sem reconhecimento e sem valor que produz sofrimento mental, adoecimento fí­sico e até ideações suicidas , afirma a dirigente.

Vera Regina Gomes da Rosa, secretária adjunta de Assuntos Jurí­dicos do Sindiserf/RS, destaca que, neste mês de setembro, o Sindiserf/RS está intensificando a campanha voltada à prevenção e combate aos assédios, moral e sexual, uma problemática relevante e pertinente no ambiente de trabalho. Por isso, convidamos a todas e todos os trabalhadores para participarem deste importante evento .

Convidada da atividade tem ampla experiência no tema

Ana Magnólia Mendes é coordenadora do Núcleo Trabalho, Psicanálise e Crí­tica Social na UnB e lí­der do Grupo de Pesquisa no CNPq, além de coordenadora do Projeto Espaço Aberto ao Trabalhador: Clí­nica Psicanalí­tica do Trabalho , realizado com trabalhadores em sofrimento e adoecimento pelo trabalho. Ela tem pós-doutorado em Psicopatologia Clí­nica e doutorado em Psicologia. Também, é membro associado permanente no Centre de Recherche sur le Travail et le Développement (CRTD), na equipe de Psychosociologie du Travail et de la Formation do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM, Paris). E integra o Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania da Faculdade de Direito da UnB e fundadora da La Pause: Escola de Psicanálise e Trabalho.

Sintrajufe/RS oferece suporte e apoio a colegas que sofrerem assédio no Judiciário Federal e no MPU no RS

O Sintrajufe/RS disponibiliza atendimento para as e os colegas que sofrerem assédio moral ou sexual; o enfrentamento dessas e de outras violências no trabalho é uma das prioridades da entidade. Além da participação de representantes da categoria nas comissões de combate ao assédio nos órgãos, o sindicato mantém atendimento interdisciplinar para esses casos. É importante a denúncia pelas ví­timas não só para a punição do assediador, mas também para que outras pessoas se sintam encorajadas a fazê-lo.

Veja os canais para obter suporte da Saúde e do Jurí­dico do Sintrajufe/RS:
E-mail: [email protected] ou [email protected]
Telefone: (51) 3235-1977