A Prefeitura de Porto Alegre criou o Registro Unificado, para facilitar a identificação da população afetada pelas enchentes. Com essa base única, o objetivo é qualificar os dados para que sejam direcionados a programas sociais que estão em desenvolvimento pelos governos municipal, estadual e federal. O cadastro pode ser feito de modo presencial ou online.
Notícias Relacionadas
A Secretaria Extraordinária de Modernização e Gestão de Projetos explica que o documento reunirá informações que servirão para o planejamento das políticas públicas imediatas e futuras das mais diversas áreas: saúde, educação, economia, causa animal, assistência social, trabalho e renda e habitação.
Cadastramento
O cadastramento começou no último sábado, 18, em abrigos. Duas mil famílias já foram identificadas, que representam cerca de 6 mil pessoas das mais de 12 mil que estavam acolhidas na terça-feira, 21. O trabalho é realizado por servidoras e servidores municipais convocados para esta força-tarefa e segue até esta sexta-feira, 24.
O registro pode ser feito por moradoras e moradores de áreas alagadas, que estejam ou não incluídos no CadÚnico. O cadastramento também pode ser realizado pelo próprio cidadão ou cidadã por meio de plataforma on-line e locais físicos. Confira abaixo os endereços.
Onde se cadastrar
O cadastro pode ser feito pela internet, via site https://prefeituradeportoalegre.branet.com.br
Locais físicos, das 8h30min às 17h:
- Complexo Cultural Esportivo da Bom Jesus e Centro de Referência da Juventude – rua Marta Costa Franzen, 101
- Casa dos Conselhos – avenida João Pessoa, 1110, esquina com a Venâncio Aires
- Estação Cidadania da Lomba do Pinheiro – Estrada João de Oliveira Remião, 5250, bairro Agronomia
- Estação Cidadania Restinga – rua Arno Horn, 221, bairro Restinga
- Terminal Triângulo – avenida Assis Brasil, 4320
Das 9h às 17h:
- Departamento Municipal de Habitação (Demhab) – avenida Princesa Isabel, 1115
Quem pode se cadastrar
Podem se cadastrar pessoas abrigadas, aquelas famílias que estão em alojamentos/abrigos cadastrados na prefeitura. Nos casos em que o cadastramento já está em andamento, feito por servidores municipais, não é preciso fazer on-line nem se dirigir a um dos locais físicos.
Também podem se cadastrar pessoas desalojadas que estão em casas de amigos e parentes. Estão incluídas famílias que estão em suas casas, mesmo que em estado de alagamento ou danificadas.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre