SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

VISITAS AO INTERIOR

Passo Fundo, Carazinho, Osório e Santa Rosa: Sintrajufe/RS visita cidades na construção do dia 20 de março

Nesta semana o Sintrajufe/RS vem visitando diversas cidades do estado para divulgar a assembleia geral do dia 13 de março e preparar uma grande mobilização no próximo dia 20, data da mobilização nacional convocada pela Fenajufe para cobrança de uma proposta de um novo plano de carreira, a reposição das perdas e a defesa do concurso público como forma de ingresso do Ministro Barroso, presidente do STF. As visitas nos locais de trabalho começaram em Porto Alegre antes mesmo do carnaval.

Junto além do debate dos eixos nacionais, a atividade do dia 20 também será marcada pela preocupação dos servidores e servidoras da Justiça do Trabalho (JT) com as mudanças no plano de saúde provocadas pelas resoluções do CSJT e do pedido de pagamento de auxílio-saúde por parte da magistratura. Uma reunião com a presidência do TRT4 tratou disso no dia 27 de fevereiro.

Na assembleia do dia 13 a direção do sindicato vai defender que o dia 20 seja um dia de paralisação das atividades de modo a permitir que colegas da região metropolitana se somem ao ato público.

O diretor Marcelo Carlini esteve em Passo Fundo e Carazinho, para ele “a indignação dos colegas com a demora do STF em apresentar uma proposta concreta é grande, não é menor também a indignação com a onda de penduricalhos aprovados pela magistratura federal e estadual”. Para Marcelo a percepção da categoria de que é preciso aumentar a mobilização para garantir que haja uma proposta, é cada vez maior e deve resultar num grande dia 20.

Zé Oliveira esteve em Santa Rosa visitando os colegas servidores da justiça eleitoral, federal e trabalhista, na sua opinião “foram ótimas as conversas, porém, existem muitas preocupações sobre o plano de saúde da JT. Nós reforçamos a defesa de que o plano seja mantido sem aumento de despesas”. Outra questão que preocupa os servidores é justamente em relação aos salários, já que o último reajuste aconteceu em fevereiro e sem previsão de novo ganho. “Então daí a importância do aumento da mobilização para que gente possa arrancar uma negociação e um projeto para ser encaminhado para o STF e para o congresso, com aquelas premissas do projeto da Fenajufe, reposição das perdas , equiparação com outras carreiras e redução da diferença salarial entre os cargos”, reforçou o dirigente.

JF Santa Rosa

Já a diretora Arlene Barcelos visitou os colegas de Osório. Além da ótima recepção e distribuição de cartazes para o dia, Arlene ressalta que “o orçamento e as possíveis mudanças no plano de saúde do TRT foram preocupações trazidas pelos colegas, uma vez que o orçamento tem sido destinado para pagamento à magistratura em decisões tomadas em sessões que duram poucos segundos”.

VT Osório

Durante a conversa com os colegas, sobre a reestruturação da carreira, reposição das perdas salariais, redução da diferença salarial entre cargos, diversos servidores ressaltaram a importância das mobilizações promovidas pelo Sintrajufe/RS para avançar na conquista de direitos. Ela também comemora que a assembleia desta quinta (13) e a mobilização para o dia 20 de março, já estão no calendário da unidade. No final da atividade, a dirigente ressaltou a importância da sindicalização como forma de fortalecer a entidade que representa a categoria.

As visitas dos dirigentes pelo interior seguem. Nesta terça o Sintrajufe/RS visita Santa Maria e Santo Ângelo. Todos concordam que temos condições de fazer a mobilização tomar corpo e exigir ainda em 2025 uma proposta de carreira e reposição salarial.