LUTO

Nota de pesar pelo falecimento de Enid Backes, socióloga feminista e militante dos movimentos sociais

Com pesar, informamos o falecimento, na terça-feira, 22, de Enid Diva Marx Backes, de 93 anos. Ela era socióloga, feminista, militante de movimentos sociais, construtora da CUT e fundadora do PT e participou ativamente das lutas pela redemocratização do paí­s, pela anistia e em defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores.

O filho de Enid, o paisagista Toni Backes, informou que Não terá velório nem enterro . O último desejo e ação dela foi doar seu corpo para a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa) para ser estudado pela ciência .

Enid foi uma das fundadoras da CUT no Rio Grande do Sul. Era da associação dos sociólogos e através dela fez parte da comissão que criou a CUT em ní­vel estadual e também foi da comissão pró CUT Nacional, junto com o Paim, o Olivio e o João Paulo, que era dos têxteis , recorda a assessora nacional da CUT, Sí­lvia Portela. Em 1985, ela foi para São Paulo, trabalhando na CUT Nacional como coordenadora da assessoria da Secretaria-Geral, onde começou a falar da questão das mulheres trabalhadoras, o problema do machismo e uma série de questões do feminismo , destaca Sí­lvia.

“Enid Backes foi uma grande companheira e lutadora que abriu caminhos pra todas nós, militantes feministas, militantes de Direitos Humanos e todas e todos que lutam por um mundo melhor. Também foi uma militante construtora da CUT. Vá em paz ser mais uma estrela no céu”, afirmou a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-RS, Mara Weber.

Pela sua atuação como precursora do movimento feminista no Rio Grande do Sul (ainda nos anos 1970), foi escolhida para liderar a primeira Coordenadoria Municipal da Mulher no Estado, nos anos 1990. Na 4ª Conferência Estadual de Polí­ticas para as Mulheres, em outubro de 2011, em Porto Alegre, ela foi a homenageada.

O histórico de defesa dos direitos humanos, e sobretudo dos direitos da mulher, levaram o Coletivo Feminino Plural a lhe prestar uma homenagem, dando seu nome ao acervo, pioneiro no estado ao dedicar-se às obras feministas. O Acervo Feminista Enid Backes, inaugurado no dia 10 de dezembro de 2015, é fruto de uma coleção interdisciplinar construí­da pelo coletivo ao longo de duas décadas de ativismo feminista.

O Conselho Estadual de Direitos das Mulheres do RS também lançou uma nota ressaltando que hoje o movimento de mulheres do Brasil e do RS se despedem com tristeza de Enid Backes. “Nós do CEDM/RS estamos consternadas com a perda de uma de nós. Enid foi homenageada em vida pelo movimento de mulheres dando nome à última Conferência Estadual das Mulheres em 2011, foi nossa precursora nas lutas e com sua força nos inspira.”

Um pouco da história de Enid pode ser conhecida no filme curta-metragem “Enid Backes”, do Projeto Cinematrográfico Memorial das Mulheres RS, lançado no 8 de Março de 2017, Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo.

Fonte: CUT-RS