ALERTA

Golpistas estão utilizando nome de escritório de advocacia para falsos pagamentos de precatórios

Golpistas estão enviando mensagens para servidores e servidoras do Judiciário Federal, fazendo-se passar pelo escritório Pita Machado Advogados, solicitando pagamento para liberação de precatórios. Já há relatos de colegas que, inadvertidamente, fizeram pagamentos via Pix.

Golpe semelhante foi aplicado, em dezembro, quando os golpistas se identificaram como advogados do escritório Silveira, Martins e Hubner (SMH), que presta assessoria jurí­dica ao sindicato.

O Sintrajufe/RS reitera que nem a entidade nem qualquer escritório que lhe presta serviços fizeram ou fazem esses tipo de contato e que jamais é solicitado qualquer tipo de pagamento adiantado para liberação de valores. Todas as informações sobre os processos costumam ser encaminhadas por e-mail do Sintrajufe/RS, assim como os encaminhamentos necessários.

Se houver desconfiança em relação a alguma mensagem ou telefonema recebido em nome do sindicato ou de advogados que lhe prestam serviços, os sindicalizados e as sindicalizadas devem ligar para o telefone fixo do sindicato (51) 3235-1977 ou enviar e-mail para [email protected]. Importante fazer isso antes de realizar qualquer pagamento.

Sobre os pagamentos

No fim do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o governo federal a abrir crédito extraordinário, por fora do orçamento da União, para quitar precatórios e requisições de pequeno valor (RPV) atrasados desde 2021. Os pagamentos são operados pelos seis tribunais regionais federais do paí­s, que começaram a transferir os valores em janeiro de 2024.

Entre os valores pagos, estão R$ 27,7 bilhões em causas ganhas por aposentados e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com a divulgação sobre a liberação dos valores para milhões de pessoas, aumenta a atividade de golpistas.

O Conselho da Justiça Federal (CJF) produziu uma cartilha com orientações para garantir a segurança de quem tem valores a receber. No material, é explicado que não há nada a se fazer para apressar o pagamento de um precatório e que quem tem valores a receber deve evitar o contato de terceiros sobre o assunto. O ideal é sempre procurar o advogado da causa em busca de qualquer informação.

A cartilha está disponí­vel AQUI.