O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a Fenajufe faz parte, e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) solicitaram, na terça-feira, 17, audiência com os presidentes da Câmara dos Deputados e Senado Federal, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente, para tratar da recomposição salarial emergencial das servidoras e dos servidores públicos federais.
Notícias Relacionadas
As entidades buscam audiência na semana do dia 30 de maio, quando atividades estão programadas para acontecer em Brasília. O pedido de audiência é um encaminhamento da reunião estratégica que ocorreu no gabinete da Liderança da Minoria na Câmara no dia 26 de abril, sob coordenação do deputado Alencar Santana (PT-SP), assim como a audiência pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e o ato do dia 31 de maio, no Auditório Nereu Ramos, em defesa do serviço público.
A CTASP aprovou dia 17 a realização de audiência pública, com participação da Fenajufe e do Sintrajufe/RS, entre outras entidades, para debater a recomposição salarial.
O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou no dia 9 de maio ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, manifestação pela recomposição salarial, indicando reajuste de 5% em resposta a uma consulta da Casa Civil quanto ao interesse do PJU de ser contemplado na revisão geral das remunerações e subsídios da Administração Pública Federal. As perdas acumuladas apenas no governo Bolsonaro ultrapassam 19,99%.
Confira o calendário: |
26 de maio – Audiência Pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara dos Deputados (CTASP), com participação da Fenajufe e do Sintrajufe/RS; |
30 de maio – Ato pela recomposição da indenização de transporte dos oficiais de justiça em frente ao Conselho da Justiça Federal (local a confirmar) |
31/5 – Em Brasília: pela manhã, ato político no espaço do servidor; à tarde, grande ato pela recomposição salarial |
1º de junho – Dia de pressão e mobilização no Congresso Nacional, com visita aos gabinetes dos parlamentares |
Fonte: Fenajufe