TRANSIÇÃO

Fenajufe solicita audiência com o coordenador nomeado para transição de governo, Geraldo Alckmin

A Fenajufe encaminhou ofí­cio para a Secretaria Executiva da Casa Civil endereçado ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, solicitando audiência com a maior brevidade possí­vel. O objetivo é apresentar as pautas da categoria para o coordenador da Equipe de Transição do presidente eleito Lula (PT) e se apresentar como representante legí­tima dos trabalhadores e das trabalhadoras do Judiciário Federal e do Ministério Público da União.

O agora coordenador da equipe de transição, Geraldo Alckmin, participou de reunião com a Fenajufe e o Sindiquinze /SP ainda no perí­odo da campanha eleitoral em outubro. Na ocasião, foi entregue a Plataforma Polí­tica das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema de Justiça BrasileiroEleições 2022.

No ofí­cio, a Fenajufe afirma que  espera que o governo eleito esteja centrado na defesa e ampliação dos direitos sociais, trabalhistas e da soberania nacional e que valorize e proteja o mundo do trabalho .

Projetos de reposição salarial já estão no Congresso

Em 2022, servidores e servidoras federais deram iní­cio a uma campanha salarial unificada, com várias ações em todo o paí­s, manifestações e mobilizações. O Sintrajufe/RS esteve presente, tanto em manifestações no estado quanto em Brasí­lia. Durante meses, membros do governo Bolsonaro fizeram declarações desencontradas com o único objetivo de gerar desinformação. Na data-limite para garantir a reposição ainda em 2022, 4 de julho, o governo confirmou o reajuste zero.

A pressão não se restringiu a Bolsonaro; o então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, foi constantemente cobrado para encaminhar uma proposta de melhoria salarial para servidores e servidoras do Judiciário Federal. Como resultado, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminharam ao Congresso Nacional os projetos de lei 2441/2002 e 2442/2022, com proposta de 18% de reposição, divididos em 4 parcelas, entre 2023 e 2024.

A projeção das perdas salariais desde 2019, data da última parcela da lei 13317/2016, até o final de 2022 é 30,66%. Por isso, a categoria ainda busca, além da aprovação dos projetos, melhoria nos percentuais, nos prazos e preservação das parcelas incorporadas.

Veja aqui os projetos que já estão no Congresso e estão também na pauta de reivindicações da categoria.

Veja AQUI o PL 2441/2022 (reajuste do Judiciário Federal)

PL-2441-2022

Veja AQUI o PL 2442/2022 (reajuste do Ministério Público da União)

PL-2442-2022