O Sintrajufe/RS recebe, até esta sexta-feira, 3, inscrições nas eleições complementares para direções de base em 16 unidades. Esses locais estão enquadrados em uma das seguintes situações: vacância de diretor de base por remoção, renúncia ou falecimento; menos de cinco sindicalizados ou não houve candidaturas nas últimas eleições; ou são unidades criadas depois da última eleição. As eleições ocorrem no dia 10 de dezembro.
Notícias Relacionadas
As unidades que poderão ter eleições, desde que haja candidatos ou candidatas inscritos, são: Justiça do Trabalho de Alvorada, Bagé, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, São Jerônimo, Sapiranga, Tramandaí e Viamão; Justiça Federal de Capão da Canoa e Gravataí; Justiça Militar de Bagé e Porto Alegre.
Podem se candidatar sindicalizados e sindicalizadas que, no dia 10 de dezembro, em primeiro escrutínio, tenham mais de 90 dias de inscrição no quadro social e estejam em dia com a tesouraria do sindicato.
Informações sobre o pleito podem ser obtidas pelo e-mail sops@sintrajufe.org.br.
A importância das direções de base
As direções de base representam e organizam a categoria no local de trabalho, atuam como elo entre os sindicalizados e sindicalizadas e a direção do sindicato. Também podem convocar assembleias de base por local de trabalho e participam do Conselho Geral, instância máxima do sistema diretivo do Sintrajufe/RS.
Somente unidades com direções de base recebem o repasse do Orçamento Participativo para a realização de atividades de integração nas áreas de lazer e cultura. Além disso, as oficinas de cultura no interior só são realizadas nas unidades que tenham direção de base.

EDITAL
ELEIÇÕES DE DIREÇÃO DE BASE (COMPLEMENTAR)
A Secretaria de Organização e Política Sindical do Sintrajufe/RS, no uso de suas atribuições estatutárias, pelo presente edital, faz saber que serão realizadas eleições para Direções de Base no dia 10 de dezembro de 2021.
1- A eleição será realizada nos locais de trabalho enquadrados em uma das seguintes condições:
a. vacância por remoção, renúncia ou falecimento do diretor de base anteriormente eleito;
b. havia menos de cinco sindicalizados ou não tiveram candidatos/as inscritos nas últimas eleições;
c. novas unidades criadas após a última eleição e que possuam ao menos 5 (cinco) sindicalizados.
2- De acordo com os critérios estabelecidos no item 1, as eleições poderão ocorrer nas seguintes unidades:
1. Justiça do Trabalho – Alvorada, Bagé, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, São Jerônimo, Sapiranga, Tramandaí e Viamão.
2. Justiça Federal – Capão da Canoa e Gravataí;
3. Justiça Militar – Bagé e Porto Alegre
3- As diretorias de base serão eleitas em cada local de trabalho, em escrutínio direto e secreto, pelos trabalhadores sindicalizados, lotados no respectivo local, e pelos aposentados residentes nas cidades que compõem a jurisdição.
4- Considera-se local de trabalho cada uma das unidades judiciárias existentes em Porto Alegre e no interior do estado.
5- As diretorias de base serão eleitas, conforme o número de sindicalizados, na seguinte proporção:
De 05 a 15 sindicalizados – 1 diretor
De 16 a 30 sindicalizados – 2 diretores
De 31 a 60 sindicalizados – 3 diretores
De 61 a 90 sindicalizados – 4 diretores
De 91 em diante – 5 diretores
6- Poderão ser eleitos suplentes até o número máximo de titulares eleitos.
7- É eleitor todo o sindicalizado que na data da eleição:
I. ter mais de 90 (noventa) dias de inscrição no quadro social;
II. estiver na data da eleição em dia com a tesouraria do Sindicato;
III. estiver no gozo dos direitos sociais conferidos no Estatuto.
8- Poderá ser candidato o sindicalizado que, na data da realização da eleição, em primeiro escrutínio, tenha mais de 90 dias de inscrição no quadro social e esteja em dia com a tesouraria do sindicato.
9- As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento da ficha de qualificação de candidato, disponível no site do Sintrajufe, e formalizada pelo e-mail sops@sintrajufe.org.br até às 19 h do dia 3 de dezembro de 2021.
Porto Alegre, 25 de novembro 2021.
Secretaria de Organização e Política Sindical (SOPS)