SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

HORA DA PARTICIPAÇÃO

Em conversa com Sintrajufe/RS, antes da eleição, futuro presidente do TRT4 avalia escolha da Direção-Geral com participação de servidores e servidoras

Na última sexta-feira, 6, o TRT4 anunciou os eleitos e as eleitas para a nova composição da administração do tribunal. O desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, atual vice-presidente, foi eleito presidente para o biênio 2023/2025.

A votação ocorreu em sessão do Pleno. Mais uma vez, servidores e servidoras ficaram de fora do processo de decisão.

Para a Vice-Presidência, foi eleito o desembargador Alexandre Corrêa da Cruz. A corregedora regional será a desembargadora Laí­s Helena Jaeger Nicotti. Para a Vice-Corregedoria, a eleita foi a desembargadora Maria Madalena Telesca. Também foram eleitos para a Direção e Vice-Direção da Escola Judicial (EJud-4), respectivamente, o desembargador Fabiano Holz Beserra, atual vice-diretor, e a desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco. O colegiado definiu, ainda, as futuras composições de órgãos julgadores do Tribunal e parte do Conselho Consultivo da Ejud.

Em conversa prévia, Sintrajufe/RS defendeu provimento de cargos, fortalecimento da JT e democratização do tribunal

Antes das eleições, o desembargador Ricardo Hofmeister procurou o Sintrajufe/RS para ouvir demandas e pautas do sindicatoo mesmo foi feito pela desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel, também candidata à Presidência. A conversa com Hofmeister aconteceu no dia 18 de setembro, sendo o Sintrajufe/RS representado pela diretora Cristina Viana e pelos diretores Walter Oliveira e Zé Oliveira. 

Na reunião, os dirigentes ressaltaram a importância de defender a existência e o fortalecimento da Justiça do Trabalho. Também apontaram a necessidade de provimento das centenas de cargos vagos no órgão. Ainda, defenderam a participação de servidores e servidoras nas votações para a administração do tribunal. A essa demanda, o desembargador e, agora, presidente eleito do TRT4, sinalizou com a possibilidade de submeter a escolha da Direção-Geral à votação de servidores e servidoras.

Conforme o diretor Zé Oliveira, o pedido de reunião do então candidato, agora presidente eleito, com a direção do sindicato afirma uma relação respeitosa e de diálogo com a categoria representada pela entidade . Na ocasião, a direção reforçou a importância dessa postura, independentemente dos papéis diferenciados exercidos pelo sindicato e pela administração do tribunal. O dirigente avalia que, no tocante à democratização, será um importante avanço caso se concretize a possibilidade de participação de servidores e servidoras na definição da Direção-Geral, conforme o magistrado sinalizou durante a reunião .

A posse da nova administração do TRT4 e da Direção da Escola Judicial ocorrerá no dia 1º de dezembro. O Sintrajufe/RS seguirá em diálogo com a nova administração sobre essas e outras pautas importantes para a categoria.

Quem são os eleitos


PresidenteRicardo Hofmeister de Almeida Martins Costa

Natural de Porto Alegre (RS), ingressou na magistratura trabalhista da 4ª Região em 28 de setembro de 1990, como juiz substituto. Em julho de 1993, foi promovido a juiz titular, assumindo a jurisdição da Vara do Trabalho de Santo í‚ngelo. Também passou pelas unidades de Montenegro, Guaí­ba, Viamão, 10ª VT de Porto Alegre e 2ª VT de Gramado. Foi promovido ao cargo de desembargador do TRT-4 em maio de 2012. Exerceu as funções de vice-diretor e diretor da Escola Judicial nos biênios 2017/2019 e 2019/2021, respectivamente. É o atual vice-presidente do TRT-4.


Vice-presidente – desembargador Alexandre Corrêa da Cruz

Natural de Porto Alegre, tomou posse no TRT-4 em 1993, como servidor. Em 1995, ingressou no Ministério do Trabalho, no cargo de fiscal do Trabalho. No ano seguinte, foi aprovado para o cargo de procurador do Trabalho, tomando posse na Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região. Foi empossado desembargador do Trabalho do TRT-4 em 2010, em vaga do Quinto Constitucional destinada a membros do MPT. Foi vice-diretor e diretor da Escola Judicial nos biênios 2013/2015 e 2015/2017, respectivamente. Integra, hoje, a 2ª Turma Julgadora e a 2ª Seção de Dissí­dios Individuais. Também é coordenador da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente.


Corregedora regional – desembargadora Laí­s Helena Jaeger Nicotti

Natural de Porto Alegre/RS, ingressou na magistratura em 28 de setembro de 1990 como juí­za substituta na 4ª Região. Em 22 de setembro de 1993, assumiu a titularidade da Vara do Trabalho de São Borja. Também foi titular da 1ª VT de Erechim, da VT de Cruz Alta, da 2ª VT de Santa Cruz do Sul, da 1ª VT de Lajeado, da 3ª VT de Canoas e da 1ª VT de Porto Alegre. Em 24 de janeiro de 2013 tomou posse como desembargadora. Foi vice-ouvidora (perí­odo 2016-2018) e ouvidora (perí­odo 2018-2020) do TRT-4. Exerce, atualmente, o cargo de vice-corregedora do Tribunal.


Vice-corregedora – desembargadora Maria Madalena Telesca

Nascida em Porto Alegre, tomou posse como juí­za do Trabalho substituta da 4ª Região em 28 de setembro de 1990. Após ser promovida a juí­za titular, atuou na VT de Ijuí­ (1993), na VT de São Jerônimo (1993-1994) e na 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (1994-2012). Foi empossada no cargo de desembargadora do Tribunal em 28 de maio de 2012. Atualmente, compõe a 3ª Turma Julgadora e a 2ª Seção de Dissí­dios Individuais. É a atual vice-ouvidora da Instituição.


Diretor da Escola Judicial – desembargador Fabiano Holz Beserra

Natural de São Miguel do Oeste (SC), ingressou como procurador federal da Advocacia Geral da União (AGU) em 2000. Em 2006, foi aprovado para procurador do Ministério Público do Trabalho. Exerceu o cargo de procurador-chefe entre outubro de 2013 e setembro de 2015. Em 4 de maio de 2016, tomou posse como desembargador do TRT-4, em vaga do Quinto Constitucional. Atualmente, é vice-diretor da Escola Judicial e integra a 1ª Turma Julgadora e a 1ª Seção de Dissí­dios Individuais.


Vice-diretora da Escola Judicial – desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco

Nascida em Erechim (RS), ingressou na magistratura trabalhista gaúcha em 19 de agosto de 1993. Foi promovida a titular em 6 de agosto de 1996, assumindo a jurisdição da Vara do Trabalho (VT) de São Borja. Também esteve à frente da 1ª VT de Erechim (2002), da 3ª VT de Novo Hamburgo (2002-2003) e da 9ª VT de Porto Alegre (2003-2019). Foi empossada desembargadora do TRT-4 em 2 de outubro de 2019. Integra a 11ª Turma Julgadora e a 1ª Seção de Dissí­dios Individuais.

Com informações do TRT4