O Sintrajufe/RS esteve em Carazinho e Passo Fundo nessa segunda-feira, 19, onde fez passagens nos setores para convocação da paralisação e ato público do dia 28, quando a categoria, nacionalmente, estará mobilizada para cobrar uma resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) à proposta de reposição salarial e reestruturação da carreira apresentada pela Fenajufe no final de 2023. Nessa data, serão completados 521 sem resposta. Em Porto Alegre, será realizado ato público às 14h, em frente ao prédio da Justiça Federal de primeira instância; o sindicato orienta as cidades do interior a também realizarem atividades nessa data; faixas, panfletos e pirulitos estão disponíveis.
Notícias Relacionadas
O diretor do Sintrajufe/RS Marcelo Carlini esteve na Justiça Federal e na Justiça Federal de Carazinho e Passo Fundo. O dirigente reforçou a necessidade da categoria aumentar a pressão sobre o STF para inclusão no orçamento de 2026 da reposição das perdas salariais acumuladas, a sobreposição das tabelas e a preservação dos direitos de aposentados. Também falou sobre a necessidade de encaminhamento da proposta negociada no Fórum Nacional de Carreira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que amplia os percentuais e os valores do adicional de qualificação (AQ).

Sobre os mais de 500 dias sem resposta do STF, Carlini explicou que essa demora não está relacionada ao conteúdo ou aos valores da proposta, mas às priorização das demandas da magistratura pelo Supremo. Por isso, destacou, a mobilização do dia 28 é, também, por respeito e valorização.

Na JT, sindicato fala sobre pejotização e plano de saúde
Na Justiça do Trabalho, o diretor Marcelo Carlini falou também sobre a defesa da competência da Justiça do Trabalho e o plano de saúde. Ele relembrou os atos públicos realizados no dia 7 de maio, na Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho, e afirmou que a decisão do STF de suspender os milhares de processos que tratam de pejotização, em todo o país, gera ainda mais precarização no trabalho. O diretor defendeu que a revogação da reforma trabalhista e da lei das terceirizações é fundamental para impedir que a “pejotização” vire regra nas relações de trabalho e alertou que a ameaça também pode afetar o Judiciário, a exemplo da proposta de terceirização na Justiça Eleitoral.

Carlini informou que o Sintrajufe/RS acompanhará, em Brasília, a sessão do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), dia 23, que tem na pauta o custeio da saúde da JT. Os atos 16, 17 e 18, do Conselho, impõem restrições no auxílio-saúde das servidoras e dos servidores, tema que o sindicato levou a reuniões com a administração do TRT4 em diversas ocasiões.
É preciso garantir agora os valores no orçamento de 2026
A nossa mobilização em 2025 é muito importante, porque precisamos garantir a conquista de uma melhor remuneração agora. A previsão é de que a proposta de orçamento para o próximo ano seja definida pelo STF em agosto. Tendo isso em vista, o 12º Congresso Nacional da Fenajufe, realizado no final de abril, aprovou, por unanimidade, um calendário de mobilização.

Vamos ampliar a participação em Porto Alegre e no interior!
O calendário de mobilização aprovado no Congrejufe foi definido para ampliar e fortalecer a luta. Desde o início deste ano, a categoria vem realizando atividades para pressionar por uma resposta do STF. Em 20 de março, o Sintrajufe/RS realizou mobilizações em diversas cidades, com participação de centenas de servidores e servidoras.
Nos próximos dias, o sindicato intensificará as passagens nos setores. Neste 28 de maio, vamos aumentar o número!
Imprima os materiais de mobilização; veja como obter ressarcimento
O material (faixa, panfletos e pirulitos) está disponível no site para impressão. Clique nas imagens abaixo, faça o download e imprima. As notas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] para ressarcimento.
Envie as fotos das atividades para o e-mail [email protected], para publicação nos meios de comunicação do sindicato.
Participe da assembleia geral dia 21 de maio
Antes do ato público, como atividade preparatória, o Sintrajufe/RS realizará uma assembleia geral, no dia 21, às 19h30min, em formato online. Além da mobilização, a direção passará informes sobre outros temas. Participe!
Calendário de mobilização aprovado no Congrejufe
7 de maio – Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho |
23 de maio – Pressão no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) contra a diferenciação no custeio da saúde entre magistratura e servidores e servidoras |
28 de maio – Dia Nacional de paralisação e mobilização nos estados |
7 de junho – Reunião do Conselho Deliberativos de Entidades (CDE), da Fenajufe, para avaliação da mobilização |
9 a 13 de junho – Rodada nacional de assembleias |
30 de junho a 4 de julho – Indicativo de greve nacional Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS), visando a inclusão dos recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 |