Na quinta-feira, 24, às 18h, as diretoras do Sintrajufe/RS Alessandra Andrade (que também integra o coletivo Voz Materna) e Luciana Krumenauer participam do debate online “Despatriarcalização da Justiça . A atividade, organizada pelo Sisejufe/RJ, faz parte da programação do Fórum Social MundialJustiça e Democracia e terá retransmissão pela página do Sintrajufe/RS no Facebook.
Notícias Relacionadas
Além das diretoras do Sintrajufe/RS, participarão Anny Figueiredo (diretora do Sisejufe/RJ e Marcha Mundial das Mulheres), Andrea Ferreira (diretora do Sindijus/PR), Sofia Cavedon (deputada estadual, PT-RS), Paola Bettamio (professora de direito da Estácio, doutoranda em Direito pela UFRJ e militante da Marcha Mundial das Mulheres) e Ana Paula Cusinato (diretora de Comunicação da CUT-DF e Marcha Mundial das Mulheres).
A mediação será feita por Ana Priscila Alves, da Marcha Mundial de Mulheres. A gente parte do princípio de que o Poder Judiciário e a Justiça como um todo são patriarcais, tendem a prejudicar mulheres, tanto no serviço público como nas suas deliberações, mas a gente também visualiza que existe uma maioria de mulheres servidoras no Judiciário, embora muitas não alcancem os cargos de direção. Essas mulheres, que estão na maioria do serviço público, e também a parte dos movimentos da sociedade, acabam por pressionar para tentar mudar essa realidade , aponta Ana Priscila.
A coordenadora do Departamento de Mulheres do Sisejufe, Anny Figueiredo, completa: a ideia é a gente debater qual tem sido o papel dessas mulheres para despatriarcalizar esse sistema judiciário. Para isso, vamos abordar mais profundamente o debate do corpo, maternidade, violência, o encarceramento e o trabalho , informa a dirigente sindical.
Essa é a terceira atividade realizada pelo Sisejufe/RJ no FSM. Em fevereiro, os debates tiveram como tema Enegrecendo a Justiça: para além da política de cotas e Do Golpe à PEC 32. A trajetória do Poder Judiciário na perda de direitos da Classe Trabalhadora .
Fonte: Sisejufe/RJ