DESTAQUE

Dia do Servidor e da Servidora: Sintrajufe/RS participa de ato unificado contra a reforma administrativa e por mais e melhores serviços públicos

Na tarde desta quarta-feira, 28, o Sintrajufe/RS participou de um ato unificado convocado pela Frente dos Servidores do Rio Grande do Sul. O ato marcou o Dia do Servidor e da Servidora, celebrado em 28 de outubro e reuniu representantes de entidades do serviço público federal, estadual e municipal. Na pauta, a luta contra a reforma administrativa e contra as propostas de desmonte e a defesa de mais e melhores serviços públicos.

Desde o iní­cio da tarde, sindicalistas e representantes da base de diversas categorias se reuniram no Paço Municipal, no Centro de Porto Alegre, para protestar. Atos semelhantes também foram organizados em diversas partes do paí­s. Em São Leopoldo, o Sintrajufe/RS participou da mobilização, que ocorreu na parte da manhã.

Em Porto Alegre, ao microfone, trabalhadores e trabalhadoras se revezaram para dizer não à reforma administrativa e às propostas de emenda à Constituição (PECs) que atacam os serviços públicos. A PEC 186, que reduz os salários de servidores e servidoras em até 25%, foi um dos principais alvos. Mas a reforma administrativa foi o tema central do ato, já que acaba, na prática, com os serviços oferecidos hoje pelo Estado à população brasileira. Mais cedo, a reforma também foi discutida pelos sindicatos integrantes da Frente em coletiva à imprensa.

No ato, o diretor Marcelo Carlini falou em nome do Sintrajufe/RS. Carlini destacou que, diferente do discurso oficial, a verdade é que a reforma administrativa não presta. Só serve para acabar com todo o serviço público, com os direitos mais essenciais, mais básicos da população brasileira . Além disso, o dirigente lembrou que o governo busca votar ainda neste ano a redução dos salários dos servidores e das servidoras em até 25%, por meio da PEC 186. E completou denunciando que o governo mente ao dizer que o objetivo do desmonte é financiar o programa Renda Cidadã: a verdade é que o governo quer pegar o dinheiro do povo brasileiro e pagar uma dí­vida de R$ 643 bilhões e com os bancos . Assim, ressaltou Carlini,  estamos na rua para derrotar a reforma e, se possí­vel, botar abaixo o governo Bolsonaro .

Participaram da atividade as seguintes entidades, além do Sintrajufe/RS: Cpers, CUT, Afocefe Sindicato, Asserlegis, Assufrgs, Sintergs, Sindjus/RS, Sindiserf/RS, Senergisul, Sindserf/RS, Sindper, Sindiágua, Aspge/RS, Amapergs,  Intersindical, Assibge, Semapi, Sindpers, Simpe e Andes/Ufrgs. Também estavam presentes o candidato a vice-prefeito pela coligação PCdoB-PT, Miguel Rossetto; e a candidata a prefeita pela coligação Psol-PCB-UP, Fenanda Melcchionna.

Avaliações

Para a diretora do Sintrajufe/RS Arlene Barcellos, que participou do ato, a atividade foi bastante importante porque conseguimos dialogar com a população e mostrar que, por trás do discurso do governo, o que a reforma faz é privatizar os serviços. Só vai ter acesso quem puder pagar por isso. A população vai ficar sem a assistência dada hoje pelo SUS, pela escola pública, pelo acesso à Justiça. É um ataque à Constituição e aos direitos sociais conquistados . Para a diretora, o ato também foi importante porque a reforma atingirá também quem já está aposentado. Se todos os servidores pararem de contribuir para o Regime Próprio, quem vai custear o pagamento de aposentadorias e pensões? .

O diretor Fabrí­cio Loguércio, que também esteve na mobilização, avalia que foi um bom ato, marcado pela representatividade e pela ação unitária, reunindo centrais sindicais e sindicatos representando servidores e servidoras das esferas federal, estadual e municipal. Foi mais um acréscimo na caminhada, que começou em setembro, com outros atos públicos, na defesa do serviço público e no combate à reforma administrativa. O que se observa é que o movimento está crescendo a cada atividade, o que mostra que também cresce a consciência sobre a necessidade de mobilização. Mesmo com as dificuldades decorrentes da pandemia, não tem outro jeito: tomando todos os cuidados necessários, temos que ir para a rua para combater esse desmonte do Estado brasileiro .

Zé Oliveira, também diretor do Sintrajufe/RS, participou da atividade e aponta que o ato foi fundamental para ampliar a mobilização e demonstrar a unidade do conjunto das entidades para enfrentar a destruição do serviço público defendida por Bolsonaro. Os servidores e servidoras deram demonstração que não irão vacilar frente a estes ataques. Defenderão o concurso público, a estabilidade e o acesso ao serviço público pelos mais necessitados. Lutarão sem tréguas contra a retirada de direitos e a redução de salários .

Mário Marques, outro diretor do Sintrajufe/RS que participou do ato, aponta que a atividade reuniu diversos ramos do serviço público, todos com uma preocupação: a reforma administrativa proposta pelo governo Bolsonaro, que atinge a estabilidade, o concurso público e o serviço  público em si. A manifestação foi importante para mobilizar os servidores antes que seja tarde. A luta será longa e árdua. Espero que os sindicatos  tenham força  e capacidade de mobilizar os funcionários públicos, a fim de combater essa reforma nefasta .

“Estivemos ali pra lembrar aos colegas que a reforma administrativa vai atingir os servidores municipais, estaduais e federais, ativos e aposentados. Por isso, hoje não podemos comemorar, temos que lutar para manter nossas conquistas que são também de toda a população”, avaliou a diretora do Sintrajufe/RS Cristina Viana. Ela reforçou que estavam os professores, os servidores da saúde, da educação, do Judiciário, das universidades, técnicos cientí­ficos, “para lembrar à população que o que o governo quer é que todas e todos paguem pelos serviços públicos que hoje são gratuitos e universais”.