A eleição para o Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas da Justiça Federal da 4ª Região ocorre até dia 7, em formato online. Cinco colegas sindicalizados e sindicalizadas estão concorrendo à representação de servidores e servidoras: Adriano Ruschel Marinho, Carla de Sampaio Grahl, Daiana Sobroza Pedroso, Demóstenes Trindade de Souto Araujo e Fabricio Martins Gomes. O Sintrajufe/RS publica uma breve apresentação dos candidatos e candidatas.
Notícias Relacionadas
O comitê é formado por quatro servidoras e servidores (dois por indicação e escolha do TRF4 e dois por escolha direta da categoria) e quatro magistrados e magistradas (dois por indicação e escolha do TRF4 e dois por escolha direta da magistratura).
Para votar nas representações da categoria, é necessário acessar o link AQUI.
No caso da representação da categoria, a primeira vaga será assegurada a quem obtiver o maior número de votos. A segunda vaga é destinada à pessoa autodeclarada negra (preta ou parda) ou indígena, mais votada.
Sobre o comitê
A resolução 240/2016, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dispõe sobre a Política Nacional de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário. Em seu artigo 10, a norma determina que os tribunais devem instituir comitês gestores locais de gestão de pessoas, com as seguintes atribuições:
I – propor e coordenar plano estratégico local de gestão de pessoas, alinhado aos objetivos institucionais e às diretrizes desta Política;
II – atuar na interlocução com a Rede de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário, compartilhando iniciativas, dificuldades, aprendizados e resultados;
III – monitorar, avaliar e divulgar o desempenho e os resultados alcançados pela gestão de pessoas;
IV – instituir grupos de discussão e trabalho com o objetivo de propor e de subsidiar a avaliação da Política e medidas de Gestão de Pessoas.
Conheça as candidaturas para representação da categoria
Os textos de apresentação foram enviados pelos e pelas colegas ao Sintrajufe/RS
![]() | Adriano Ruschel Marinho Tenho 30+ anos de JFRS, 30+ anos de recursos humanos e 20+ anos de gestão de pessoas, com foco em formação técnica e gerencial. Tenho graduação em Psicologia, especialização em Ergonomia, mestrado em Educação e doutorado em Psicologia Social. Participo do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Trabalho da UFRGS. Entre 2021 e 2025, nossa DADH foi alvo de desmanche em clima de assédio moral, perdendo 20% de servidores e FCs. Não se faz gestão de pessoas sem pessoas. Defendo a autonomia das áreas de saúde, psicologia e desenvolvimento, além da viabilização da Res. CNJ 240/2016 sobre a Política Nacional de Gestão de Pessoas, visando ampliar e fortalecer as medidas de combate aos assédios e à discriminação. |
![]() | Carla de Sampaio Grahl Sou servidora da JFRS desde 1994, atualmente no NUJURE/TRF4. Minha trajetória combina a formação em Direito com o Mestrado em Psicologia, focando na construção de ambientes mais humanos e eficazes. Como filha, esposa, mãe e avó priorizo o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e uma gestão que considere os sentimentos e as necessidades de cada um no ambiente de trabalho. Meu diferencial reside nas ferramentas de diálogo e transformação: sou mediadora, facilitadora de justiça restaurativa (JR) e oficineira de comunicação não-violenta (CNV). Acredito que o bem-estar e o desenvolvimento do servidor são pilares da excelência no serviço público. Aprecio políticas que valorizam o corpo funcional, aprimoram a comunicação interna e resolvam conflitos pacificamente. Meu sonho é aplicar as lentes da mediação, JR e CNV para garantir que a gestão de pessoas seja uma gestão efetiva de cuidado e transformação. |
![]() | Daiana Sobroza Pedroso Amigos do TRF da 4ª Região, quero compartilhar com vocês o que me move nesta candidatura ao Comitê Gestor de Pessoas. Minha intenção é atuar como a ponte essencial entre os interesses genuínos de nós, servidores, e a Direção do Foro. Estou aqui para propor e coordenar uma gestão de pessoas que não fique só no papel. Transformar os princípios e diretrizes da Política Nacional em ações concretas que tragam benefícios reais para nossa vida funcional. Isso inclui garantir que a nossa voz seja ouvida e representada, promovendo a gestão participativa, com transparência e cooperação. Vamos construir e manter um ambiente de trabalho que seja, de fato, saudável e com qualidade de vida para todos. Conto com a confiança e o voto de vocês! |
![]() | Demóstenes Trindade de Souto Araujo Atuo na SJRS desde junho/2023. Estou candidato ao Comitê Gestor Local de GP, trazendo 21 anos de experiência na iniciativa privada e 5 no setor público, com experiência em gestão e visão estratégica. Visarei contribuir significativamente para: Propor melhorias no plano estratégico de gestão de pessoas, alinhando as iniciativas principalmente às necessidades dos servidores, buscando melhoria na satisfação, segurança e produtividade; Levar demandas dos servidores/Sindicato, compartilhando sucessos e desafios; Analisar indicadores, defendendo uma gestão baseada em transparência. Objetivo garantir aderência às necessidades da(o)s servidora(e)s, promovendo uma gestão de pessoas mais eficiente e alinhada à JF e a(o) servidor(a). |
![]() | Fabricio Martins Gomes Completei 27 anos na função de oficial de justiça. Inicialmente, lotado em Novo Hamburgo (RS), também cheguei a exercer o cargo na JF de Chapecó (SC). De volta ao RS, ocupo desde 2018 a Direção da Central de Mandados de Novo Hamburgo. Casado com a Luiza e pai da Sofia e da Catarina. Acredito que os espaços cedidos pela administração aos servidores devem ser ocupados e bem aproveitados. O servidor não pode se eximir dessa responsabilidade. O Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas da 4ª Região é esta oportunidade de fazer a diferença. Espero poder bem representar os servidores de nossa instituição, sugerindo mudanças necessárias, apoiando práticas que funcionam e estando presente como mais um elo entre servidores e administração. |



















