Ameaça de redução de salários renasce na PEC Emergencial no Pacto Federativo

Governo e setores do Congresso estão se articulando para retomar as discussões sobre a redução do salário dos servidores públicos e sobre outros itens da chamada PEC Emergencial (186/2020). A nova estratégia pode ser a inclusão de algumas dessas medidas na PEC do Pacto Federativo (188/2020). Conforme matéria publicada pela Fenajufe, a articulação está construí­da pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ambas as propostas fazem parte do Plano Mais Brasil , lançado por Jair Bolsonaro (sem partido) no ano passado para aprofundar o desmonte dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores.

A PEC do Pacto Federativo contém alguns pontos da PEC Emergencial como redução de jornada e salários do funcionalismo. Veja abaixo cinco pontos da proposta:

1) fiscal ” cria o Conselho Fiscal da República;

2) transferência de receitas aos entes federativos ” compartilhamento de royalties e participações especiais com entes subnacionais e proí­be que a União possa socorrer entes em dificuldades fiscais a partir de 2026;

3) desobrigação, desindexação e desvinculação (DDD) ” desindexa despesas obrigatórias (deixa de reajustar) em caso de emergencial fiscal;

4) Plano emergencial ” reprodução da PEC 186 (Emergencial) que inclui redução de jornada e salários;

5) além de extinção de municí­pios, essa PEC também impede o Poder Judiciário de reconhecer direitos se não houver orçamento para pagar a despesa, determinando textualmente: Decisões judiciais que impliquem despesa em decorrência de obrigação de fazer, não fazer ou entregar coisa, somente serão cumpridas quando houver a respectiva e suficiente dotação orçamentária .

Plano de desmonte

As propostas de desmonte dos serviços públicos em tramitação no Congresso não são medidas isoladas. Fazem parte de um projeto polí­tico de Bolsonaro e Guedes, estimulado por influências externas, como o embaixador dos Estados Unidos e o Banco Mundial, cujo relatório publicado no ano passado dá a linha que o governo brasileiro segue para redirecionar os recursos públicos para o pagamento de juros e amortizações da dí­vida pública.

Com informações da Fenajufe.