Nas próximas semanas, o governo Lula (PT) dará início ao pagamento do Auxílio Reconstrução para famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O saque, no valor de R$ 5.100,00, será garantido a uma pessoa por família. Os dados serão enviados pelos municípios ao governo federal, devendo ser confirmados de forma online pelos possíveis beneficiários e beneficiárias.
Notícias Relacionadas
Veja abaixo como fazer e todas as informações sobre o pagamento do Auxílio Reconstrução, explicadas pelo governo federal.
| 1. Quando vou receber? A data do pagamento depende do envio das informações pelos municípios, o processamento dos dados, e a confirmação dos dados pela família. Quanto antes a prefeitura enviar os dados e a família confirmar no sistema, mais rápido o dinheiro entra na conta. O sistema para recebimento das informações das prefeituras começa a operar dia 22/05 e o sistema para confirmação das informações pelas famílias entra no ar dia 27/05. |
| 2. Preciso abrir conta bancária? Não. A Caixa Econômica abrirá uma conta poupança social digital automaticamente em nome do beneficiário. Se a pessoa já tiver conta na Caixa, o dinheiro será depositado nessa conta. |
| 3. Sou beneficiário do Programa Bolsa Família. Vou receber o auxílio reconstrução? O Auxílio Reconstrução é voltado para famílias que tiveram que sair de suas casas e buscar abrigos ou ir para casa de amigos e parentes devido às chuvas e perderam parte ou todos seus bens. Beneficiários do Bolsa Família que estiverem nessa situação poderão receber o auxílio. Beneficiários do Bolsa Família que não estiverem nessas situações não são elegíveis para o Auxílio Reconstrução. |
| 4. Estou recebendo seguro-desemprego. Posso receber o Auxílio Reconstrução? Sim. Se for morador de área atingida informada pela prefeitura, teve que sair de sua casa e perdeu bens com a chuva, você poderá receber o Auxílio Reconstrução. |
| 5. Preciso estar no Cadastro Único para receber o Auxílio Reconstrução? Não. Para receber o auxílio, basta a prefeitura informar os dados das famílias desalojadas ou desabrigadas das áreas atingidas, com endereço completo comprovado. |
| 6. Moro na mesma casa com minha esposa e filhos. Nós dois temos direito de receber o auxílio reconstrução? Não. Cada família pode receber apenas um Auxílio Reconstrução. O recebimento de mais de um Auxílio Reconstrução por família constitui fraude, sujeito a sanções penais e cíveis cabíveis, além de ressarcir à União o valor do apoio financeiro recebido. |
| 7. Como vou saber se a prefeitura enviou dados da minha família? A partir do dia 27/05, você poderá acessar o sistema usando login e senha do GovBr e neste sistema você será informado se os dados de sua família já foram enviados. |
| 8. Serei avisado para entrar no sistema para confirmar os dados? Recomendamos que acesse o sistema periodicamente. Além disso, sugerimos que baixe o aplicativo do GovBr em seu celular e o mantenha atualizado. |
| 9. Existe alguma regra para uso do dinheiro? Não. O Auxílio Reconstrução é uma ajuda do governo federal para que as famílias possam retomar suas vidas, para quem perdeu geladeira, fogão, televisão, sofá, colchão possa comprar esses bens, para quem teve a casa parcialmente destruída possa fazer uma pequena reforma. Cada família sabe a melhor forma de utilizar o recurso. |
Com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Foto: Michel Corvello/ Prefeitura de Pelotas














