SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

INDEFINIDO

Governo do estado ainda não definiu destinação de doações recebidas por Pix; comitê gestor é ligado fundamentalmente a empresários

Até essa quarta-feira, 8, o governo do estado declarou terem sido arrecadados pelo Pix cerca de R$ 70 milhões. Em coluna da jornalista Marta Sfredo, de Zero Hora, foi informado que, “por maioria”, a decisão é de que “o dinheiro precisa estar nas mão das pessoas”.

O dinheiro foi depositado em uma conta da Associação de Bancos formada por Banrisul, BRDE e Badesul. O Banrisul foi ameaçado pela privatização, destino da CEEE e da Corsan, justamente no governo de Eduardo Leite (PSDB).

Segundo informações publicadas no site sosenchentes.rs.gov.br, os recursos arrecadados pelo governo do estado através de depósitos via Pix “serão revertidos para o apoio humanitário a vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios”. Contudo, até agora não há definição da destinação e critérios para distribuição dos recursos.

Leite criou, por decreto, um Comitê Gestor para decidir a forma de aplicação desses recursos. Esse Comitê será composto por setores do governo e por entidades privadas, empresariais, sociais e assistenciais. O Comitê Gestor tem os seguintes integrantes:

Comitê Gestor, fora órgãos do próprio governo, é dominado por entidades empresariais, veja a lista:

Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul
Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs)
Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS)
Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs)
Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio)
Fundação Marcopolo
Instituto Elisabetha Randon
Lions Club
Rotary Club
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS)
Central Única das Favelas (Cufa)