SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

SÉRIE DE DEBATES

Sintrajufe/RS promove encontros para debater filosofia política com Ronald Augusto

Ler conteúdo

A partir do dia 7 de abril, o Sintrajufe/RS promove a série de encontros “Conversas sobre filosofia política”. Serão quatro dias de atividade, um por mês, para debater diversas questões relacionadas a esse tema, de forma gratuita e online, pela plataforma Google Meet. Os encontros acontecem das 19h30min às 21h30min.

A sala do Google Meet onde os encontros serão realizados pode ser acessada AQUI.

Algumas das questões que irão estimular os debates são as seguintes: somos animais políticos (cidadãos) ou animais passionais presos em suas bolhas? O que é conservadorismo? O que é identitarismo? Verdade X mentira no debate político. A intenção é vencer o debate tendo ou não razão. Quais as relações entre a ética e a filosofia? Conflitos de poder e de narrativas. Com estas e outras provocações, em ano de eleições nacionais, o Sintrajufe/RS abre espaço para diálogos críticos e reflexões por intermédio da filosofia política.

As conversas serão apresentadas e conduzidas por Ronald Augusto. Ronald é poeta, letrista e ensaísta. Formado em Filosofia pela UFRGS e mestrando em Teoria Literária e Comparatismo pela mesma instituição. Publicou, entre outros, “Decupagens Assim” (2012), “À Ipásia que o espera” (2014), “Tornaviagem” (2020) e “A contragosto do solo” (2020). É colunista da Mallarmargens, revista de poesia e arte contemporânea.

A série de quatro encontros acontecerá ao vivo pela plataforma Zoom. Serão emitidos certificados àqueles e àquelas que participarem dos quatro encontros, manifestando a presença em cada um deles e a necessidade de certificado.

Veja abaixo a programação completa:

7 de abril – Quem não curtiu ou compartilhou um “meme”? Afinal, os “memes”, produzem conhecimento?
5 de maio – Verdade X mentira no debate político: vencer a discussão a qualquer custo.
9 de junho – Política e cidadania: a condição de cidadão como uma conquista permanente.
7 de julho – Somos animais políticos ou animais passionais confinados em suas bolhas?