SÉRIE DE DEBATES

Nesta quinta-feira, 7, Sintrajufe/RS promove o último encontro da série Conversas sobre filosofia

O Sintrajufe/RS promove, nesta quinta-feira, 7, das 19h30min às 21h30min, o quarto e último encontro da série Conversas sobre filosofia polí­tica , em parceria com Ronald Augusto. As atividades propõem o debate sobre diversas questões relacionadas a esse tema, de forma gratuita e online. O tema será Somos animais polí­ticos ou animais passionais confinados em suas bolhas? .

A reunião ocorrerá pelo aplicativo Google Meet. As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 7, pelo e-mail [email protected], mediante o envio de nome completo, fone de contato e local de trabalho. As pessoas inscritas receberão o link de acesso à reunião pelo e-mail de contato.

Ao longo dos encontros, foram debatidos também os seguintes temas/provocações: O que é conservadorismo? O que é identitarismo? Verdade X mentira no debate polí­tico. A intenção é vencer o debate tendo ou não razão. Quais as relações entre a ética e a filosofia? Conflitos de poder e de narrativas. Em ano de eleições nacionais, o objetivo foi abrir espaço para diálogos crí­ticos e reflexões por intermédio da filosofia polí­tica.

As conversas são apresentadas e conduzidas por Ronald Augusto. Ele é poeta, letrista e ensaí­sta. Formado em Filosofia pela Ufrgs e mestrando em Teoria Literária e Comparatismo pela mesma instituição. Publicou, entre outros, Decupagens Assim (2012), À Ipásia que o espera (2014), Tornaviagem (2020) e A contragosto do solo (2020). É colunista da Mallarmargens, revista de poesia e arte contemporânea.

A série de quatro encontros acontece ao vivo pela plataforma Google Meet e teve iní­cio em 7 de abril, com o tema Quem não curtiu ou compartilhou um ˜meme™? Afinal, os ˜memes™, produzem conhecimento? . No dia 5 de maio, o tema foi Verdade X mentira no debate polí­tico: vencer a discussão a qualquer custo e, em 6 de junho, Polí­tica e cidadania: a condição de cidadão como uma conquista permanente .

Serão emitidos certificados àqueles e àquelas que participarem dos quatro encontros, manifestando a presença em cada um deles e a necessidade de certificado.