SAÚDE E LITERATURA

Grupo focal literário do Sintrajufe/RS tem novo encontro dia 24, com o tema assédio moral, e será realizado em formato hí­brido

No dia 24 de maio, terça-feira, às 19h, ocorrerá mais um encontro do grupo focal Um Conto por Encontro. A atividade organizada pelo Sintrajufe/RS que une literatura e atendimento psicológico será realizada, desta vez, em formato hí­brido, parte presencialmente, na sede do Sintrajufe/RS (Rua Marcí­lio Dias, 660), e parte virtualmente. O tema abordado será assédio moral, e o conto Os males do gim , do livro 28 contos de John Cheever , norteará a conversa.

A Polí­tica de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no Poder Judiciário, instituí­da em 2020 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na resolução 351 de 28/10/2020, prevê a realização de diversas ações, em maio, para combate a tais discriminações. O encontro do grupo focal se insere nessa pauta.

O escritor norte-americano John Cheever produziu uma obra com foco na dualidade da natureza humana: por vezes dramatizada, como a disparidade entre a persona social conservadora dos personagens e a sua degradação interior, e, por vezes, como o conflito entre dois personagens que refletem polos contraditórios, luz e sombra.
A reunião ocorrerá presencialmente, na sede do Sintrajufe/RS, para quem assim optar, e também por videoconferência, pelo aplicativo Google Meet (se o acesso se der via notebook, não será necessário baixar o aplicativo, basta clicar para acessar o link via navegador).

As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 24 pelo e-mail [email protected], para que a/o colega possa receber o link e o texto.

Sobre o grupo focal

O grupo é coordenado pela psicóloga da assessoria de saúde do Sintrajufe/RS, Vera Moura.
Nos encontros, são trabalhadas as leituras de contos de ficção com diversos temas, visando ao debate sobre as saí­das que os personagens encontram para os seus sofrimentos. O objetivo é proporcionar reflexões e discussões sobre questões que possam ter identificação com situações reais, vivenciadas por todos e todas.

O grupo focal está funcionando com encontros quinzenais e aberto a sindicalizados e sindicalizadas que tiverem interesse em mais esse espaço de saúde mental do Sintrajufe/RS.