FEDERAÇÃO

Fenajufe manifesta absoluto repúdio aos ataques terroristas desse domingo, 8

Em nota de repúdio aos atos terroristas dos bolsonaristas contra as instituições e o patrimônio púbico, a Fenajufe afirma que esse foi o “maior ataque concreto à democracia brasileira no período pós-1988”. A federação aponta a omissão e o aparalhemanto de instituições pelo bolsonarismo e a escalada de movimentos antidemocráticos como fatores que viabilizaram os ataques dos golpistas e exige que “os terroristas, as autoridades omissas e todos aqueles que estimularam e financiaram esse episódio evitável e criminoso sejam punidos com rapidez e rigor”.

Veja abaixo a íntegra da nota:

A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União — Fenajufe — vem manifestar o seu absoluto repúdio aos atos golpistas terroristas ocorridos neste domingo, 8 de janeiro de 2023.

A invasão violenta e a destruição de prédios e outras coisas públicas dos Três Poderes por movimentos bolsonaristas radicais é o maior ataque concreto à democracia brasileira no período pós-1988.
A omissão e o aparelhamento de instituições pelo bolsonarismo viabilizou a concretização dessa tragédia anunciada. A polícia do DF, tão efetiva para dissipar qualquer manifestação de trabalhadores, nada fez diante dos terroristas.

A escalada dos movimentos antidemocráticos bolsonaristas vem acontecendo desde a vitória de Lula nas eleições de outubro de 2022, contando com a conivência de autoridades públicas aliadas do bolsonarismo e com o financiamento de empresários criminosos. Se os golpistas tivessem sido reprimidos tal como exigem as leis, a destruição terrorista teria sido evitada.

Os Agentes de Polícia Judicial ajudaram a conter a invasão do STF, merecendo nosso reconhecimento. Ou seja, a invasão do STF colocou a vida de servidores em risco, porém, felizmente, nenhum colega se feriu diante do terror.

É fundamental, diante desse cenário, que os trabalhadores se manifestem nas ruas em defesa das liberdades democráticas e contra o golpismo.

A Fenajufe exige que os terroristas, as autoridades omissas e todos aqueles que estimularam e financiaram esse episódio evitável e criminoso sejam punidos com rapidez e rigor, a fim de que seja a última vez que essa legião de golpistas criminosos tenha tentado atingir o regime democrático.

Fonte: Fenajufe