DEMOCRACIA E DIREITOS

Fenajufe apresenta a Lula plataforma política dos trabalhadores e das trabalhadoras do Sistema de Justiça

No sábado, 8, a Fenajufe entregou ao candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro. O encontro ocorreu na sede do Sindiquinze, em Campinas (SP). O objetivo da federação foi garantir a pauta do funcionalismo público no debate nacional, para fortalecer a atuação do Estado na prestação de serviços à sociedade.

Lula concedeu entrevista coletiva à imprensa na sede do Sindiquinze, durante agenda de campanha. Antes da coletiva, ele se reuniu com a coordenadora da Fenajufe Sandra Dias e com o coordenador Ivan Bagini. Ao entregarem a Plataforma a Lula, os dirigentes pediram compromisso com um modelo de Estado que seja inclusivo, que respeite o trabalho, as servidoras e os servidores públicos, o serviço público, as mulheres, as negras e os negros, o meio ambiente, as conquistas trabalhistas e os direitos sociais.

Sobre a Plataforma Política

A Plataforma é uma iniciativa da Fenajufe, da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp). O documento tem seis eixos: Democracia e soberania popular; Democratizar o estado, o Judiciário e o Ministério Público; Defesa dos serviços e das empresas públicas e valorização de servidores e servidoras; 4) Desenvolvimento econômico sustentável com valorização do trabalho; 5) Defesa das instituições e leis de proteção trabalhista e sindicais; 6) Direitos humanos e combate às discriminações.

Além de unificar a luta das entidades do Sistema Nacional de Justiça, a plataforma tem como objetivo cobrar um compromisso do Legislativo e do Executivo com a classe trabalhadora para preservar e ampliar a participação da sociedade no processo democrático do país, no fortalecimento do serviço público e na construção do estado de bem-estar social.

No dia 5 de setembro, na sede do Sintrajufe/RS, aconteceu o lançamento da Plataforma no Rio Grande do Sul. Diversos candidatos e candidatas à Assembleia Legislativa do RS e à Câmara dos Deputados estiveram presentes e se comprometeram com as pautas apresentadas pelas categorias. A atividade foi organizada em conjunto com Simpe/RS e Sindjus/RS.

Fonte: Fenajufe