CLUBE DA SOPA

Com a chegada do frio, Clube da Sopa intensifica pedido de doações e apoio

Clube da Sopa já serve mais de 500 marmitas semanais e reforça pedido de doações

O Clube da Sopa é uma iniciativa de funcionários da CEEE e conta com trabalho voluntário de colegas da categoria. Desde abril de 2020, utiliza o Salão Multicultural Alê Junqueira, do Sintrajufe/RS para a preparação das refeições, cujos insumos são comprados a partir de doações. Agora, além das doações em dinheiro, via conta corrente, doações podem ser feitas presencialmente, na sede da Associação dos Funcionários das Companhias e Empresas de Energia Elétrica (AFCEEE), que fica na Av. Ipiranga, 1931, em Porto Alegre, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Segundo Sérgio Luiz dos Santos Rodrigues, um dos coordenadores, o Clube da Sopa manteve por um bom tempo um grupo de quinze voluntários, mas em função da pandemia e da crise econômica, foi reduzido para oito. Mesmo assim, os voluntários mantêm o seu padrão de distribuição de em torno de 600 a 700 marmitas a cada semana. Mesmo com a redução, conseguimos mandar alimentos para várias comunidades, marmitas ou outros alimentos para que as comunidades possam prepara-los , pontua.

As comunidades inicialmente atendidas eram Vila Maria, Vila Zumbi, Jardim Cascata, Morro da Polí­cia, Morro da Cruz e Vila Esperança. Mais recentemente, o grupo passou a atender também a Vila Mariante, entre Belém Velho e Lomba do Pinheiro.

O trabalho conta com o apoio de lí­deres comunitários, em sua maioria mulheres: Com a chegada do inverno, temos feito também campanha para arrecadação de cobertores e roupas para o frio. A gente vê lí­deres femininas nessas comunidades carentes fazendo um belí­ssimo trabalho, e evoluindo junto como grupo , diz Rodrigues.

Segundo ele, os pedidos de ajuda aumentaram muito nos últimos tempos, o que levou os voluntários do Clube da Sopa a também fornecerem remédios e cestas básicas, buscando atender a demandas especí­ficas que chegam ao grupo.

Todos os sábados, voluntários e voluntárias se reúnem no salão do sindicato para a preparação e a distribuição das marmitas a partir de doações recebidas ao longo da semana. O trabalho acontece de forma a evitar aglomerações; todos trabalham com equipamentos de proteção individual e distanciamento.

Doações em dinheiro podem ser feitas pela conta abaixo:
Banrisul
Agência: 0011
CC: 350269630-7
Sérgio Luiz dos Santos Rodrigues
CPF: 81377088049
Para mais informações, faça contato por Whatsapp com o número (51) 99745-9458.

Participe! Quem tem fome, tem pressa!