FORMAÇÃO

Ainda há vagas para a oficina de filosofia, que tem iní­cio dia 11; inscrições gratuitas para sindicalizados

O curso online Conversando sobre filosofia , que começa dia 11, ainda tem vagas, com inscrições gratuitas para sindicalizados e sindicalizadas ao Sintrajufe/RS e seus dependentes. Em quatro encontros, o poeta, filósofo, músico, escritor e oficineiro de poesia do sindicato, Ronald Augusto, falará sobre conceitos básicos, uma introdução ao assunto.

Os encontros ocorrerão nos dias 11 e 18 de novembro e 2 e 9 de dezembro, das 19h30min às 21h. As inscrições, via formulário online, devem ser feitas até esta quinta-feira, 10.

As vagas são limitadas a dez pessoas. Não sindicalizados e outros interessados, de fora da categoria, com idade mí­nima de 16 anos, também podem participar; nesse caso, o valor da inscrição é de R$ 100,00.

Sobre o curso

De acordo com Ronald Augusto, o curso tem por objetivo fazer uma apresentação o mais simples possí­vel das coisas da filosofia . Ao longo dos quatro encontros, serão tratadas questões mais amplas, por exemplo, como se faz filosofia, se é uma atividade ou um tipo elaborado de divagação e como se dá a descoberta e a invenção de conceitos a partir do mundo prosaico , explica o professor.

No cursos, alunos e alunas serão apresentados ao pensamento imagético dos pré-socráticos e também serão tratados aspectos como a passagem do mythos para o logos, o conhecimento em Sócrates e Platão, o múltiplo Aristóteles e os diversos modos do ser.

Quanto à filosofia moderna, o curso abordará a crise das especulações metafí­sicas e debates sobre as ideias de Hume, Descartes e Kant. Chegando à filosofia contemporânea, serão vistos aspectos como a crí­tica à racionalidade, os limites da razão e do conhecimento. Ainda, Nietzsche, o pensador da suspeita , e a profundidade da filosofia posta à prova por Wittgenstein .