JUSTIÇA FEDERAL

Sintrajufe/RS solicita audiência com diretora da Seção Judiciária do RS para discutir estruturação de FCs no 1º grau

O Sintrajufe/RS protocolou solicitação de audiência com a diretora da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, juí­za federal Carla Evelise Justino Hendges, para tratar dos desdobramentos das portarias publicadas pela Corregedoria em substituição ao projeto-piloto que criava as Centrais de Tramitação Processual (CTP). As portarias tratam de estrutura de funções no 1º grau e atividades das varas cí­veis.

A portaria 164/2024 tem como finalidade propor a reestruturação das funções comissionadas das unidades de competência cí­vel. A segunda portaria da Corregedoria (163/2024) instituiu um grupo de trabalho para avaliar quais atividades podem ser destacadas das varas cí­veis, com sua atribuição a centrais.

O Sintrajufe/RS propõe que também seja discutida, na reunião, a estrutura de FCs em comparação com as diferentes subseções judiciárias e com as outras seccionais da Justiça Federal da 4ª Região. Outro tema pautado pelo sindicato é o provimento de cargos vagos na Seção Judiciária do RS.