COVID-19

Sintrajufe/RS requer que tribunais pleiteiem a extensão do entendimento de grupos prioritários a oficiais de justiça e agentes de segurança

Nesta terça-feira, 13, o Sintrajufe/RS protocolou requerimentos no TRT4, no TRF4, no STM e na Auditoria Militar de Porto Alegre, para que pleiteiem junto às autoridades estaduais a extensão do entendimento de funcionários do sistema de privação de liberdade aos oficiais de justiça e de Forças de Segurança e Salvamento aos agentes de segurança judiciária. Esses grupos estão elencados no Plano Nacional de Imunização como prioritários para serem vacinados.

O sindicato defende a necessidade de vacinação para todos e todas, gratuita e pelo SUS, e condena as operações de ˜fura-fila’ . No entanto, reconhece que é justo que a ordem de vacinação atenda a critérios que protejam a vida das pessoas mais vulneráveis ou que não têm opção para realizar seu trabalho remotamente.

Na categoria, oficiais de justiça e agentes de segurança são os setores que mais estão expostos ao contágio, enfrentando os riscos do trabalho externo e interno, a fim de manter a prestação jurisdicional e a segurança das unidades . Isso mesmo que, em determinados perí­odos, as atividades desses colegas tenham sido adaptadas para os meios eletrônicos ou suspensas, como defende o sindicato. No Judiciário, os oficiais representam o maior número de mortes em decorrência da Covid-19.

Sindicato defende manutenção de medidas em defesa da saúde e da vida

No requerimento, o Sintrajufe/RS ressalta que o pedido especí­fico não anula outras medidas defendidas junto às administrações desde março de 2020, em especial a prioridade de manutenção do trabalho remoto frente à gravidade dos números da pandemia do novo coronaví­rus .

Nesse sentido, no documento é lembrado que, desde o iní­cio da pandemia, o Sintrajufe/RS tem feito todos os esforços para defender a vida do povo brasileiro e no âmbito de sua atuação dos trabalhadores e das trabalhadoras do Poder Judiciário da União e do Ministério Público, magistrados, estagiários, terceirizados e população que busca o acesso à Justiça, cobrando medidas efetivas das administrações e dos governos, desde o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, testagem, auxí­lio emergencial para quem precisa e a manutenção do trabalho remoto para aquelas categorias que podem usar esse expediente .

O Sintrajufe/RS ressalta que mais de 350 mil brasileiros e brasileiras perderam a vida, ví­timas da demora dos governos, o federal em especial, em efetuar a testagem em massa, garantir uma renda básica suficiente para que as pessoas permanecessem o maior tempo possí­vel nas suas casas, além de não comprar a tempo e em quantidade suficiente as doses de vacinas para proteger toda a população e salvar vidas .