SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

JUSTIÇA DO TRABALHO

Sintrajufe/RS participa de atividades relativas aos 60 anos da Justiça do Trabalho de Taquara e promove debate sobre saúde e assédio moral

O Foro Trabalhista de Taquara completou 60 anos dia 7. Nessa terça-feira, 8, o Sintrajufe/RS participou das atividades que marcaram a data: inauguração do auditório Eduardo da Rosa Kappel (ex-servidor, in memorian), apresentações da cantora lí­rica Isadora Apollo e da ONG Vida Breve, sessão na Câmara de Vereadores e jantar comemorativo. Na tarde desta quarta-feira, o sindicato promoveu, no novo auditório, o debate Saúde Mental em Pauta: Assédio moral no trabalhoComo identificar e reagir , com a diretora Cristina Viana, a psicóloga Vera Lúcia Martins e a advogada Cintia Bettio, das assessorias de saúde e jurí­dica do Sintrajufe/RS.

No dia 8, o diretor Diogo Corrêa fez uma manifestação, representando o Sintrajufe/RS, parabenizando todos os integrantes da Justiça do Trabalho de Taquara, especialmente os servidores e servidoras, que fizeram e fazem parte desses 60 anos de história . Ele afirmou que, se o TRT é feito por pessoas, cresce a importância da valorização da carreira, de melhorias nas condições de trabalho e de cuidados com a saúde fí­sica e mental dessas pessoas , e o resultado é um serviço público mais qualificado para o melhor atendimento daqueles e daquelas que buscam o Judiciário Trabalhista .

O dirigente lembrou aos presentes que, nos últimos perí­odos, não só os trabalhadores e trabalhadoras da Justiça do Trabalho, mas todo o serviço público, foram duramente atacados , tratados como inimigos e, mesmo que, no perí­odo atual, não haja ataques diários à democracia e às instituições e à própria Justiça do Trabalho, como acontecia no governo anterior, devemos estar atentos aos inúmeros desafios que temos pela frente . Para isso, afirmou, temos que ter em mente que todas nossas conquistas foram resultado de muita luta dos que nos antecederam e que precisamos reafirmar nossa condição de trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário. O compromisso com a defesa do serviço público de qualidade é urgente, em especial a defesa do papel social desempenhado pela Justiça do Trabalho, frente a um cenário de precarização e transformação do trabalho , assim como a defesa intransigente da democracia, do Estado social e da Justiça do Trabalho, cientes da importância desses valores para uma sociedade com mais justiça e mais equidade .

No mesmo dia, foi realizada mobilização pela antecipação da parcela da reposição salarial de 2025 para 2024, com ato público do Sintrajufe/RS em Porto Alegre e em cidades do interior. Em Taquara, servidores, servidoras, representantes da administração do TRT4, como o presidente, desembargador Francisco Rossal de Araújo, Amatra IV, juí­zes e juí­zas do Foro de Taquara e Amatra IV tiraram uma foto com a faixa que da campanha Antecipa, STF! . Estavam presentes o diretor do Sintrajufe/RS Diogo Corrêa e as diretoras Arlene Barcellos e Cristina Viana.

Fotos Secom/TRT4


Sindicato promove primeira palestra no novo auditório

Nessa quarta-feira, 9, o Sintrajufe/RS promoveu a primeira palestra do recém-inaugurado Auditório Eduardo da Rosa Kappel, na Justiça do Trabalho de Taquara. A diretora Cristina Viana, a psicóloga Vera Lúcia Martins e a advogada Cintia Bettio, que integram as assessorias de saúde e jurí­dica do sindicato, falaram sobre Saúde Mental em Pauta: Assédio moral no trabalhoComo identificar e reagir . A atividade contou com a presença de servidores e servidoras e das juí­zas Aline Doral Stefani Fagundes (diretora do Foro) e Lucia Matos.

A diretora do Sintrajufe/RS Cristina Viana explicou que o sindicato recebe denúncias de qualquer tipo de violência no trabalho ocorrida no âmbito do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul. Ela detalhou sobre a atuação desde o recebimento das denúncias, o acolhimento, o encaminhamento para uma equipe multidisciplinar que oferece suporte nas áreas de saúde e jurí­dica.


Os conceitos de assédio moral e assédio sexual foram explicados por Vera Martins. Ela deu exemplos de casos para que as pessoas presentes possam reconhecer quando essas situações acontecem no local de trabalho, com elas mesmas ou com colegas. Por fim, a advogada Cintia Bettio tratou da parte jurí­dica, como se processam os casos e as alternativas nas vias administrativa e judicial. Logo depois, foi aberto espaço para perguntas e conversa com o público.


Também no dia 9, a diretora Arlene Barcellos e o diretor Diogo Corrêa visitaram a Justiça Eleitoral de Taquara. Em conversa com colegas, passaram informes sobre o julgamento da 3ª Turma do TRF4, dia 8, que decidiu que o Sintrajufe/RS possui legitimidade na ação movida contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por seus recorrentes ataques à Justiça Eleitoral e aos servidores e servidoras do órgão. Outro assunto foi a campanha Antecipa, STF! , com mobilizações no Rio Grande do Sul e em Brasí­lia, pela antecipação da parcela da reposição salarial.