SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

APOSENTADOS E APOSENTADAS

Passeio com café da tarde em Santo Antônio da Patrulha será a atividade da Quintativa de junho; inscrições estão abertas até dia 24

No dia 27 de junho, a Quintativa do Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF) terá como atividade um passeio com café da tarde no Hotel Ecovilly, em Santo Antônio da Patrulha. O ônibus para deslocamento até o local será custeado pelo sindicato. Para garantir seu lugar, os e as colegas devem se inscrever até o dia 24, às 18h.

O ônibus sairá da sede do Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660, bairro Menino Deus, Porto Alegre) às 13h, com retorno às 17h. O sindicato custeará o deslocamento de ônibus (ida e volta), além e o café da tarde, este, somente para sindicalizados e sindicalizadas. As despesas com acompanhantes e outras, como bebidas não incluídas no pacote e aquisição de produtos à venda no local, serão de responsabilidade de cada um e cada uma.

Para participar, é necessário realizar inscrição até a próxima segunda-feira, dia 24 de junho, às 18h, pelos seguintes canais: e-mail para [email protected]; mensagem de WhatsApp para (51) 98012-6003.

O Hotel Ecovilly fica localizado em uma área com muito verde, propiciando caminhadas e passeios em meio à natureza. O local oferece, ainda, um jardim a céu aberto e um jardim de inverno, onde podem ser realizadas confraternizações.

Reunião do NAF discute crise climática e ADIs contra a reforma da Previdência

Na última quinta-feira, 13, ocorreu a reunião ordinária do NAF, depois dos adiamentos ocorridos em razão da crise climática que atingiu o Rio Grande do Sul. O encontro contou com a participação de colegas aposentados, aposentadas e pensionistas dos diversos ramos do Judiciário Federal, online e presencialmente, na sede.

A reunião foi dividida em dois momentos. Na primeira parte, o advogado Carlos Guedes, do escritório Silveira, Martins, Hübner (SMH), que presta assessoria jurídica ao Sintrajufe/RS, fez um relato sobre as 12 ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) contra a reforma da Previdência que estão em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado analisou os principais pontos que são questionados nas ADIs e os votos proferidos até aquele momento. Haviam votado os ministros Luís Roberto Barroso (relator), Edson Fachin e Dias Toffoli e pela ministra (agora aposentada) Rosa Weber.


O julgamento no STF foi retomado nessa quarta-feira, 19, e os ministros formaram maioria para declararem inconstitucionais alguns pontos da reforma da Previdência. Veja AQUI.

Na sequência, Carlos Guedes respondeu a questionamentos dos e das participantes. Ele ressaltou que o sindicato ingressou com a ação civil pública 5017217-90.2022.4.04.7100, buscando declarar a inconstitucionalidade de um dos artigos da reforma da Previdência que trata de regras de transição para a aposentadoria. A decisão do STF terá efeito vinculante sobre qualquer ação em tramitação a respeito desse tema.

No segundo momento foi de acolhimento aos e às colegas, a partir das suas experiências decorrentes das enchentes no estado, contadas em relatos carregados de muita emoção. A psicóloga Vera Moura, da equipe de saúde que assessora o sindicato, participou dessa parte da reunião.

A diretora do Sintrajufe/RS e coordenadora do NAF, Arlene Barcellos, falou sobre as medidas que o sindicato tem adotado com o objetivo de minimizar as perdas materiais e acelerar o processo de reconstrução: ofícios aos tribunais, aos bancos e em reunião com o governo federal para que sejam suspensos os consignados; solicitação de antecipação da gratificação natalina, de pagamento de passivos trabalhistas, devolução de valores do plano de saúde, bem como a campanha com a divulgação dos nomes dos e das colegas atingidos pelas enchentes.

O diretor Marcelo Carlini também esteve na reunião e reforçou o convite para participação de todos e todas no ato desta quinta-feira, 20, às 14h, nas varas trabalhistas, em defesa dos serviços públicos, nomeações e carreira. Nessa data, em todo o país, a categoria realiza um Nacional de Mobilização, para o envio ao Congresso Nacional do projeto de restruturação da carreira.