MOBILIZAÇÃO

Milhares de servidores estaduais tomam as ruas em protesto contra ataques de Leite, por salários e pela revogação do NEM; Sintrajufe/RS participou em apoio aos colegas

A Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, da qual o Sintrajufe/RS faz parte, promoveu nessa quarta-feira, 26, em Porto Alegre, ato unificado em defesa do IPE Saúde público, solidário e de qualidade, pela revisão geral da inflação nos salários dos servidores e das servidoras estaduais e contra o Novo Ensino Médio (NEM). A manifestação ocorreu no dia de Greve Nacional da Educação, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O Sintrajufe/RS participou da atividade.

A mobilização, que reuniu cerca de cinco mil servidores e servidoras de todo o estado, teve início em frente ao prédio do IPE Saúde. No local, representantes das entidades que compõem a Frente ressaltaram o caráter desumano da proposta de reestruturação do Instituto apresentada pelo governo Eduardo Leite (PSDB). O projeto penaliza especialmente os servidores e as servidoras que recebem os menores salários e que estão com idade mais avançada. Já para aqueles e aquelas que recebem salários mais altos, haverá a redução do percentual de contribuição.

Leia AQUI matéria com todas as informações sobre a ameaça ao IPE Saúde.

Durante o ato, o diretor do Sintrajufe/RS e da CUT/RS Marcelo Carlini, lembrou que “durante muito tempo os governos queriam privatizar o IPE”. Para ele, “este governo não quer privatizar, mas liquidar o IPE e fechá-lo, se puder, pois não está preocupado se tem funcionário idoso que vai ficar sem atendimento”. O governo Leite “não está nem aí para os trabalhadores e nem aí para a educação”, disse Carlini, que chamou servidores e servidoras para que participem dos atos de 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Veja AQUI todas as informações sobre o ato.

Pela revogação do Novo Ensino Médio

Durante a caminhada pelas ruas do centro da capital, os servidores e as servidoras também realizaram uma manifestação em frente à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), para exigir a revogação do Novo Ensino Médio (NEM). O NEM foi criado em 2017, durante o governo de Michel Temer (MDB). Ele prejudica o acesso qualificado ao conhecimento científico, à arte, ao pensamento crítico e reflexivo para a imensa maioria dos jovens que estudam nas escolas públicas e que respondem por mais de 80% das matrículas do Ensino Médio no país. No início de abril, o governo Lula (PT) decidiu suspender por 60 dias a implementação do projeto, para avaliação. Entidades da Educação vêm pressionando por sua revogação definitiva.

Basta de arrocho salarial

Em frente ao Palácio Piratini, os servidores e servidoras realizaram um ato simbólico, expondo as consequências do arrocho salarial no orçamento do funcionalismo público. Carrinhos de supermercado demonstravam as perdas salariais e a consequente corrosão do poder de compra das categorias, ano a ano, de 2014 a 2022. Os servidores públicos do Rio Grande do Sul acumulam endividamento crescente e perdas inflacionárias de quase 60%, o que inclusive impacta diretamente na arrecadação do IPE.

Aposentados e aposentadas mais atingidos

Para o diretor do Sintrajufe/RS Paulo Guadagnin, que participou da atividade, “a presença do Sintrajufe no ato de quarta-feira demonstrou a nossa disposição em, lado a lado com as demais categorias, lutar em defesa do serviço público e dos direitos dos trabalhadores”.

Também diretor do Sintrajufe/RS e presente no ato, Zé Oliveira aponta que “mais uma vez foi confirmada a importância da unidade da Frente dos Servidores e Servidoras, nas ruas, desta vez no enfrentamento à postura do governador do estado. Eduardo Leite faz rodar a bola de neve: não concede a justa reposição salarial a servidores e servidoras, com isto diminui os recursos do IPE e, ao final, quer aplicar mais descontos nos salários dos próprios servidores e servidoras. Aposentados e aposentadas são os mais atingidos, justamente aqueles e aquelas que já contribuíram por uma vida toda. A indignação ficou explícita nas ruas, com uma grande massa de aposentados e aposentadas protestando contra as ameaças do governador. Vamos manter a solidariedade aos colegas do serviço público estadual neste enfrentamento”.

Com informações da CUT/RS, do Cpers e do Brasil de Fato.

Fotos Sintrajufe/RS e Cpers