SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CARREIRA

Fórum de Carreira define pontos prioritários para questão salarial; CNJ apresentou um estudo sobre reajustes

O Subgrupo 3, responsável pela política remuneratória e malha salarial no Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reuniu-se nessa terça-feira, 29, para definir temas prioritários para a elaboração da nova tabela salarial. Foram escolhidos como temas a criação de uma data-base anual para reajuste salarial e o adicional de permanência na carreira.

O coordenador do Subgrupo 3, João D’arc de Oliveira, abriu os trabalhos com uma análise de orçamento e uma lista de temas para votação. Ele informou que o foco para reajustes é 2026, mas que há possibilidade para novembro de 2025 caso o orçamento permita. Ele disse que o CNJ apresentou um estudo sobre reajustes salariais, com projeções de 2,1% para 2025, 9,2% para 2026 e 11,5% para 2027, sujeitos a confirmação conforme o orçamento anual.


Fenajufe defende analista no patamar do ciclo de gestão

Antes da votação, a Fenajufe apontou um equívoco na planilha apresentada, pois a proposta referente aos analistas não constava entre os temas prioritários para discussão. Para a federação, um dos pilares da reestruturação da carreira é o reposicionamento do cargo de analista judiciário em nível similar ao das carreiras do ciclo de gestão, com sobreposição de tabelas. A Fenajufe solicitou que essa diretriz para o cargo de analista fosse incluída entre os temas prioritários e reforçou a importância da sobreposição salarial.

Temas prioritários

Na votação, cada órgão escolheu três temas. Os mais votados foram:

  1. Data-base anual para reajuste inflacionário, com reposição conforme o IPCA, incidente sobre todas as parcelas remuneratórias.
  2. Criação de adicional de permanência na carreira após o último padrão.

Fonte: Fenajufe

Foto:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil