CARREIRA

Fenajufe participa de audiência no STF para tratar do anteprojeto de lei de reestruturação da carreira; tribunal confirmou reajuste de benefí­cios

A Fenajufe foi recebida pelo diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Silva Toledo, nessa quinta-feira, 25. A reunião foi marcada pelo STF para discutir o anteprojeto de reestruturação da carreira das servidoras e dos servidores do Judiciário Federal, protocolado pela federação em dezembro. Durante a reunião, foi confirmado que o reajuste do auxí­lio-alimentação e da assistência pré-escolar deve ser oficializado nos próximos dias, por meio de portaria conjunta.

Além de diretores e diretoras da Fenajufe e do DG, estava presente a assessora-chefe de Apoio à Governança e Conformidade do STF, Fernanda do Valle.

A federação entregou para o DG a pauta nacional de reivindicações da categoria, com destaque para a polí­tica salarial, incluindo a antecipação da terceira parcela da recomposição salarial de 2025 para 2024, com os argumentos que demonstram que o pagamento pode ser acomodado no orçamento deste ano. A federação também solicitou do STF um estudo detalhado do orçamento de pessoal.

Após a entrega do documento, a Fenajufe detalhou o anteprojeto de lei, ressaltando que a proposta resulta de debates entre as trabalhadoras e os trabalhadores do PJU, culminando na aprovação unânime durante a XXIII Plenária Nacional da Fenajufe em 11 de novembro de 2023. Isso unificou a categoria em torno da proposta que busca a reestruturação e valorização da carreira.

A federação lembrou que a última reestruturação da carreira ocorreu há quase 20 anos, com a lei 11.416/2006. Além das questões remuneratórias, causadas pelas perdas salariais que ultrapassam 30% nos últimos seis anos, o anteprojeto aborda a valorização da carreira, incluindo o plano de cargos e salários.

O diretor-geral mencionou que o STF pode contribuir com a pauta a partir do Fórum de Discussão Permanente de Gestão de Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, criado pela portaria 119/2020 do CNJ, que tem o propósito de debater questões relacionadas à carreira. A Fenajufe concordou, reforçando que participação mais ativa do órgão nas discussões do fórum será fundamental para o avanço do debate.

Auxí­lios alimentação e pré-escolar

A Fenajufe ressaltou a importância da publicação da portaria conjunta dos tribunais sobre o reajuste do auxí­lio-alimentação e da assistência pré-escolar. O diretor-geral confirmou que a portaria está programada para ser publicada até o final deste mês.

De acordo com a federação, os benefí­cios poderão ser reajustados acima da inflação e sem amarras de í­ndice, conforme estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.

Fonte: Fenajufe