SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

SAÚDE

Com apoio do Sintrajufe/RS, Carro do óvulo dissemina informações sobre direito ao aborto

No dia 13 de março, uma ação da Frente pela Legalização do Aborto no Rio Grande do Sul, com apoio do Sintrajufe/RS, buscou disseminar informações sobre o direito ao aborto legal e sua importância para a garantia da vida das mulheres. Trata-se do Carro do óvulo , que contou com empréstimo do carro de som do Sintrajufe/RS para circular pelas ruas de Porto Alegre informando a população sobre o tema.

O Carro do óvulo circulou pela região central e zona sul da cidade esclarecendo sobre saúde reprodutiva. Enquanto há setores que buscam criminalizar o direito das mulheres sobre o próprio corpo, o Carro do óvulo levou a mulheres e homens a informação, muitas vezes desconhecida, de que há casos em que o aborto já é permitido no Brasil. São as situações em que a gravidez é resultado de violência sexual, em que há anencefalia ou em que a gravidez coloca em risco a vida da mulher.

Conforme a diretora do Sintrajufe/RS Luciana Krumenauer, que participou da ação, essa foi uma forma de chamar a atenção das pessoas e para esse tema tão importante. Muita gente desconhece essas informações, inclusive porque há muitos tabus em torno desse tema. Esses tabus devem ser quebrados para que a sociedade pare de criminalizar as mulheres . Luciana destaca, ainda, que é o Sistema único de Saúde (SUS) quem realiza esse topo de atendimento, por isso a necessidade de defender os serviços públicos e combater medidas como a reforma administrativa, proposta extremamente prejudicial para a saúde. Mais uma vez, são as mulheres quem irão sentir seus efeitos mais negativos .

O Carro do óvulo continua a circular por outros bairros e ruas de Porto Alegre com novas ações informativas.