No dia 13 de março, uma ação da Frente pela Legalização do Aborto no Rio Grande do Sul, com apoio do Sintrajufe/RS, buscou disseminar informações sobre o direito ao aborto legal e sua importância para a garantia da vida das mulheres. Trata-se do Carro do óvulo , que contou com empréstimo do carro de som do Sintrajufe/RS para circular pelas ruas de Porto Alegre informando a população sobre o tema.
Notícias Relacionadas
O Carro do óvulo circulou pela região central e zona sul da cidade esclarecendo sobre saúde reprodutiva. Enquanto há setores que buscam criminalizar o direito das mulheres sobre o próprio corpo, o Carro do óvulo levou a mulheres e homens a informação, muitas vezes desconhecida, de que há casos em que o aborto já é permitido no Brasil. São as situações em que a gravidez é resultado de violência sexual, em que há anencefalia ou em que a gravidez coloca em risco a vida da mulher.
Conforme a diretora do Sintrajufe/RS Luciana Krumenauer, que participou da ação, essa foi uma forma de chamar a atenção das pessoas e para esse tema tão importante. Muita gente desconhece essas informações, inclusive porque há muitos tabus em torno desse tema. Esses tabus devem ser quebrados para que a sociedade pare de criminalizar as mulheres . Luciana destaca, ainda, que é o Sistema único de Saúde (SUS) quem realiza esse topo de atendimento, por isso a necessidade de defender os serviços públicos e combater medidas como a reforma administrativa, proposta extremamente prejudicial para a saúde. Mais uma vez, são as mulheres quem irão sentir seus efeitos mais negativos .
O Carro do óvulo continua a circular por outros bairros e ruas de Porto Alegre com novas ações informativas.