TRABALHO

Brasil tem melhora no nível de emprego e saldo positivo de 700 mil postos no primeiro trimestre

Foram divulgados nesta terça-feira, 30, dados atualizados sobre o desemprego no Brasil. Tanto o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quanto o do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam saldo positivo de postos de trabalho e redução da taxa de desemprego em relação ao mesmo período do ano passado.

Conforme balanço do Caged, o Brasil fechou o mês de março com saldo positivo de 244.315 empregos com carteira assinada. No acumulado do ano (janeiro a março), o saldo foi positivo em 719.033 empregos, o que representa um aumento de 34% em relação aos três primeiros meses do ano passado. O estoque de empregos formais no país, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, chegou a 46.236.308 em março deste ano, alta de 0,53% em relação ao mês anterior.

Já os dados do IBGE apontam a taxa de desemprego em 7,9% no primeiro trimestre deste ano, 0,9% a menos do que entre janeiro e março de 2023, quando estava em 8,8%. O número absoluto de desempregados, que no primeiro trimestre do ano passado era de 9,4 milhões, agora é de 8,6 milhões. Também houve recorde no número de empregados com carteira assinada no primeiro trimestre: 37,984 milhões. O rendimento real habitual teve alta frente ao trimestre anterior, de 1,5%, e passou a R$ 3.123. No ano, o crescimento foi de 4%. Já a massa de rendimento real habitual foi estimada em R$ 308,3 bilhões, mais um recorde da série histórica do IBGE.

Com informações da CUT e do portal G1

Foto: Agência Brasil