O Fórum de Relações Institucionais do TRT4 está organizando novo Ato em Defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Sociais. A data indicativa é 7 de agosto, o que será avaliado nas próximas reuniões, assim como o formato do ato. Essa discussão foi feita em reunião do Fórum realizada na terça-feira, 26, quando também foram discutidas maneiras de dar maior visibilidade para o evento e maneiras de combater as ações de desinformação e precarização dirigidas à Justiça do Trabalho. O Sintrajufe/RS foi representado pelos diretores Cristiano Moreira e Leandro Costa.
A data proposta para o evento leva em conta o fim do recesso parlamentar, buscando com isso sensibilizar deputados e senadores sobre o tema. O evento ocorrerá no Foro do Trabalho de Porto Alegre, local de maior circulação da população e de advogados, peritos e servidores, garantindo a possibilidade de participação de todos.
Os dirigentes do Sintrajufe/RS salientaram que, além do ato público, seria importante discutir outras ações unitárias que combatam os ataques e o desmonte da Justiça do Trabalho, como a pressão junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho para nomeações de todos os cargos vagos no TRT4.
O Fórum realizou, em 10 de maio, o primeiro ato em defesa da Justiça do Trabalho. Na ocasão, as entidades presentes concordaram que era necesário unidade para barrar o avanço do movimento que visa à extinção da Justiça do Trabalho e para defender a democracia, os direitos trabalhistas e sociais e o próprio Estado de direito.
Estavam presentes à reunião do dia 26, além dos diretores do Sintrajufe/RS, a presidente e o vice-presidente do TRT4, desembargadores Vania Cunha Mattos e Ricardo Carvalho Fraga; o desembargador Luiz Alberto de Vargas; e representantes das seguintes entidades: Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Estado no Rio Grande do Sul (Satergs), Associação dos Peritos da Justiça do Trabalho do RS (Apejust), Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), Procuradoria Regional do Trabalho (PRT4), Associação dos Magistrados do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), Conselho dos Diretores de Secretaria da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Coditra), Central única dos Trabalhadores (CUT/RS), Central dos Trabalhadores e das Trabalhadores do Brasil (CTB/RS), Federação dos Empregrados no Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecosul), Procuradoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Foto: Secom/TRT4









