SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

I Seminário Sintrajufe/RS de Mulheres promove, dia 26, palestras sobre história do feminismo e da mulher trabalhadora

O sindicato promove, de 25 a 27 de maio, o I Seminário Sintrajufe/RS de Mulheres, com uma programação diversificada sobre os vários aspectos das lutas das mulheres. No primeiro dia do encontro, sexta-feira, haverá um painel de análise de conjuntura nacional e internacional e a situação das mulheres. No sábado, 26, haverá duas palestras, uma sobre história do feminismo e outra sobre história da mulher no mercado de trabalho e no sindicalismo.

Para falar sobre história da feminismo, estará presente Joanna Burigo, fundadora da Casa da Mãe Joanna, experimento feminista de educação e comunicação sobre gênero. Com mestrado em Gênero Mí­dia e Cultura, ela é organizadora de dois livros, Tem saí­da? Ensaios Crí­ticos sobre o Brasil e Novas Contistas da Literatura Brasileira . Vera Guasso falará na segunda mesa, sobre mulher no mercado de trabalho e no sindicalismo. Verá é dirigente sindical com longa e importante trajetória no Rio Grande do Sul e, atualmente, é coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no estado do RS (Sindppd/RS).

As inscrições para o Seminário são gratuitas e podem ser feitas até as 10h do dia 26, diretamente no evento, pelo telefone (51) 3235-1977, com Ana Faria e Fabrine ou pelo formulário online. Quem necessitar de recreacionista para crianças de se inscrever até o dia 23 e informar quantas crianças e as idades. A atividade é aberta a toda a categoria e comunidade e haverá recreacionistas para crianças.

Veja a programação completa:

Dia 25, sexta-feira

18h30minCredenciamento

19hAnálise de conjuntura nacional e internacional e a situação das mulheres

Palestrantes:

Karen Morais dos Santos, professora e militante do Movimento Negro

Bernadete Menezes, servidora pública federal e coordenadora da Assufrgs

Dia 26, sábado

9hHistória do feminismo

Palestrante:

Joanna Burigo, fundadora da Casa da Mãe Joanna e mestre em Gênero, Mí­dia e Cultura

11hRoda de Prosa e Verso (as partipantes podem trazer materiais para leitura livre)

12hIntervalo para almoço

14hHistória da mulher no mercado de trabalho e no sindicalismo

Palestrante:

Vera Guasso, coordenadora do Sindppd RS

16h a 17hOficina de customização de agendas

18hHapppy hour com DJ Grasi Colombo

20hShow com a banda Três Marias

Dia 27, domingo

10hViolências contra a mulher

Palestrantes:

Winnie Bueno, ativista dos movimentos negro e feminista e pós-graduanda em Direito Público

Luana Pereira da Costa, ONG Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos

Thaí­s da Silva Vieira, psicóloga, Ocupação de Mulheres Mirabal

Lara Werner, Rede Parto do Princí­pio

Raquel Nenê Santos, Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT4

Ana Naiara Malavolta Saupe, Núcleo da Diversidade Sexual do Sintrajufe/RS

12hEncaminhamentos