Nessa segunda-feira, 21, o Sintrajufe/RS, representado pelos diretores Cristiano Moreira e Ruy Almeida, participou da reunião do Comitê de Priorização do Primeiro Grau da Justiça do Trabalho. Atendendo a uma solicitação do sindicato, o Comitê formalizou recomendação à administração para contratação de ginástica laboral presencial em 2018. A atividade consta na lista de 10 medidas contra adoecimento e assédio moral , conjunto de recomendações feitas pelo Sintrajufe/RS às administrações com base na Pesquisa de Saúde do Servidor 2016.
A contratação da ginástica será feita com a utilização de sobras orçamentárias e deve ter início em agosto. Ainda que, por indicação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), não seja possível estabelecer contratos de prestação continuada, o Comitê já decidiu sobre a recomendação de contratação do serviço também em 2019.
Durante a reunião, a administração explicou que, do ponto de vista orçamentário, o ano de 2018 transcorrerá com tranquilidade. Para 2019, há previsão de corte de 3% sobre o pedido total do tribunal. O problema maior deve vir em 2020, quando haverá uma drástica redução no orçamento. Esses cortes são reflexos diretos da emenda constitucional 95. Aprovada no final de 2016, a emenda congela os orçamentos dos serviços públicos e os investimentos nas áreas sociais por 20 anos.









