
Tem início nesta terça-feira, 8, a distribuição dos cadernos com a Pesquisa de Saúde dos Servidores do Judiciário Federal no RS 2016. A pesquisa é resultado de uma parceria entre Sintrajufe/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa).
Nesta terça-feira e na quarta, o diretor do sindicato Andrés Cevallos e o médico do trabalho Fernando Feijó, integrante da assessoria médica do Sintrajufe/RS, estão na cidade de Pelotas para fazer a entrega dos cadernos aos colegas e esclarecer dúvidas a respeito da pesquisa. O envio às demais cidades do interior já começou a ser feito. Em Porto Alegre, a distribuição terá início na próxima semana.
Quanto mais se tiver conhecimento sobre as causas do adoecimento dos servidores, maiores são as possibilidades de se avançar na luta em busca de melhores condições de trabalho. Por isso, é fundamental a participação de cada um na pesquisa, colaborando, assim, para o enfrentamento dos seus próprios problemas e dos problemas dos demais colegas, favorecendo a busca por uma melhor qualidade de vida no trabalho, o que se reflete em todos os aspectos da vida dos servidores.
A participação de cada colega nessa pesquisa é fundamental para que o Sintrajufe/RS possa diagnosticar e enfrentar os principais problemas vivenciados pela categoria no dia a dia do trabalho. É importante que cada colega leia atentamente o texto de introdução do caderno e cada uma das questões, respondendo com a maior fidelidade possível à realidade. As respostas podem ser dadas com total tranquilidade, confiança e segurança, já que o sigilo da pesquisa é garantido.
Colegas não sindicalizados também devem responder à pesquisa, participando da identificação dos problemas de toda a categoria. Além disso, estão convidados a sindicalizar-se, fortalecendo assim a luta necessária para o enfrentamento desses problemas.
Para participar da pesquisa, o colega deve responder a todas as questões (há uma seção dedicada especificamente aos oficiais de justiça e outra aos agentes de segurança, que devem ser respondidas apenas por esses colegas). Ao final, deve preencher o termo de consentimento, destacá-lo e enviá-lo ao Sintrajufe/RS em envelope apartado do caderno (esses envelopes, devidamente selados, também serão fornecidos diretamente nos locais de trabalho, juntamente com a pesquisa). O prazo para devolução da pesquisa vai até 31 de março.
Veja AQUIÂ o material de divulgação da pesquisa, que também explica como responder às questões.
Â









