SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

TRE-RS atende a pedido do Sintrajufe/RS e envia ofí­cio em apoio ao PL 2.648/15; governo responde e ratifica posição intransigente

 Em 23 de dezembro, o presidente do TRE-RS, desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, enviou ofí­cio à presidente Dilma Rousseff (PT) no qual afirma apoio ao pleito da categoria de buscar melhorias no PL 2.648/15. A manifestação do desembargador atendeu a pedido do Sintrajufe/RS feito a todos os tribunais regionais do estado.

No documento, Brasil Santos solicitou que o prazo de implementação do projeto seja reduzido e que haja a supressão do artigo 6º do PL, que absorve os 13,23%. Ao final, o desembargador afirmou que a recomposição salarial é imprescindí­vel à valorização dos servidores e para o consequente aprimoramento dos serviços prestados .

 
Governo ratifica posição intransigente; Fenajufe retomará busca de negociação

 
A resposta do governo veio em ofí­cio assinado por um assessor do Ministério do Planejamento. No documento, o governo ratifica a posição anterior, afirmando que o PL 2.648/15 resulta de ampla negociação entre o Judiciário e o Executivo. No entanto, não informa o fundamental: essa ampla negociação não envolveu os servidores, que jamais foram consultados sobre o projeto.

 
De acordo com o governo, qualquer alteração no projeto teria implicações orçamentárias de grande impacto, motivos pelos quais entendemos que não seja viável adotar, ainda que parcialmente as propostas do presidente do TRE-RS, que são as reivindicações da categoria aprovadas em reunião da Fenajufe com representantes dos sindicatos de base.

 
A resposta intransigente do governo ratifica sua posição anterior e não surpreende, considerando que ainda estão em andamento as conversas iniciadas pela federação no ano passado. Desde o final de 2015, a Comissão de Negociação da Fenajufe tem se reunido com representantes do STF e lí­deres partidários (inclusive dos partidos da base de apoio do governo). Ainda que as dificuldades permaneçam, essas iniciativas garantiram a aprovação do orçamento de 2015 contendo os valores previstos para o PL 2648/15. Com o reiní­cio dos trabalhos no Congresso Nacional, a Comissão de Negociação da Fenajufe deve retomar, em fevereiro, os contatos com os parlamentares encarregados de buscarem negociação com o governo.

 
As dificuldades são conhecidas de todos, mas o processo de negociação ainda está em andamento , disse o diretor do Sintrajufe/RS Cristiano Moreira. Para o dirigente, é importante não entregar os pontos na busca do melhor resultado possí­vel para a categoria. Foi essa pressão que garantiu a aprovação do orçamento com os valores do PL 2.648/15 no final do ano passado. Temos um ‘piso’ garantido, mas é nossa obrigação lutar pelo melhor , concluiu.
 
 

Veja AQUI o ofí­cio do TRE-RS.

Veja AQUI o ofí­cio do Ministério do Planejamento.