MÊS DE LUTA DAS MULHERES

2ª Jornada Feminista Plurissindical divulga calendário de atividades do Mês de Luta das Mulheres

Março, Mês de Luta das Mulheres, tem uma programação intensa de atividades promovidas pelo Sintrajufe/RS e pelas entidades parceiras, na 2ª Jornada Feminista Plurissindical. São debates e outras atividades abrangendo mundo do trabalho e atividades culturais. Neste ano, a Jornada foi organizada pelas dirigentes de cinco entidades sindicais: Sintrajufe/RS, Sindipetro/RS, Sindiágua/RS, Semapi/RS e Sindbancários/POA.

Veja a programação

DataHorárioAtividade
5, 12, 19 e 26 de março, sextas17h30minPapo Direto Online – Especial Mulheres – Sindipetro/RS
11 de março, quinta14hVivência de Mulheres na Extensão Rural – SEMAPI/RS
17 de março, quarta18h30minLive com o tema Assédio sexual e moral no trabalho – PJU e MPU – Sintrajufe/RS
24 de março, quarta18h30minLive com o tema Violências contra as Mulheres – Sintrajufe/RS
30 de março, terça19h30minAtividade cultural – Dança, poesia e música
As atividades serão transmitidas nos canais de comunicação dos sindicatos organizadores

Sobre a Jornada

A Jornada Feminista Plurissindical começou a ser gestada em janeiro de 2020, quando dirigentes de Sintrajufe/RS, Sindipetro/RS, Sindiágua/RS, Semapi/RS, Sindbancários/POA, Assufrgs e Fetrafi reuniram-se para a construção de uma pauta de ações coletivas em março, Mês de Luta das Mulheres. Foi fechada uma agenda de atividades coletivas, com o objetivo de percorrer os espaços dessas entidades, otimizando custos, potencializando públicos e unificando pautas e lutas, contemplando ações variadas, como debate, arte, formação e ações de rua.

A Jornada promoveu panfletagem e participação na “Marcha das Mulheres: Pela vida das mulheres, Contra as violências. Por empregos, salários e aposentadorias. Fora, Bolsonaro, Eduardo Leite e Marchezan”, que ocorreu no dia 09 de março de 2020. No dia 11 de março de 2020, ocorreu o debate “Violências de gênero no mundo do trabalho”, na sede do Sintrajufe/RS, com transmissão ao vivo.

A pandemia de Covid-19 forçou a que as demais atividades migrassem para o formato online. E não parou por aí. A Jornada foi além do mês de março. Durante todo o ano de 2020, foram promovidas atividades de formação e debates sobre temas como mulheres no mundo trabalho, movimento sindical, educação antirracista, patriarcado, opressões contra as mulheres, reformas e desigualdade de gênero e raça.

Acompanhe, nos meios de comunicação do Sintrajufe/RS, a divulgação específica de todas as atividades ao longo do mês. Participe!