DESTAQUE

Webinário organizado pelo Sintrajufe/RS e outras entidades reúne mais de cem mulheres na palestra de abertura

Teve início na noite dessa terça-feira, 23, o seminário online “Mulheres, Mundo do Trabalho e Movimento Sindical”, promovido pelo Sintrajufe/RS e por Semapi/RS, Sindbancários/POA, Sindiágua/RS e Sindipetro/RS. No painel de abertura, “A Participação das mulheres na construção do movimento sindical”, com a advogada e coordenadora do curso, Luciane Toss, estavam conectadas 89 mulheres. Ainda falaram Ariane Leitão, socia do Ó Mulheres, responsável pela coordenação pedagógica do evento, e a colega aposentada Lourdes Rosa,  que fez um resgate de sindicalistas históricas, apagadas pelo sexismo. A atividade terá continuidade nos dias 25 e 30 de junho e 2 de julho.

O webinário aconteceria, presencialmente durante a 1ª Jornada Plurissindical Feminista, mas foi reformulado devido à pandemia do novo coronavírus. Para a modalidade on-line, foram abertas cem vagas gratuitas, distribuídas, entre as sindicalizadas das entidades promotoras, além de convidadas de outras entidades sindicais.

Segundo a diretora do Sintrajufe/RS Naiara Malavolta, uma das responsáveis pela organização do evento, “esta é uma importante oportunidade de troca e aprendizado para cada uma das inscritas”. Ela destaca que, do Sintrajufe/RS, participam 28 mulheres entre dirigentes, diretoras de base, sindicalizadas da base e aposentadas. Naiara avalia que o interesse pelo evento foi bastante significativo e realizá-lo em meio virtual “está sendo uma experiência muito interessante, que nos fornecerá instrumentos para ampliarmos a parceria com as outras entidades ainda este ano. Já estamos trabalhando para construirmos o mês da Consciência Negra, em novembro, reunindo várias entidades sindicais”.

Nesta quinta-feira, as participantes debaterão as autoras Angela Davis, a partir do texto “A obsolência das tarefas domésticas se aproxima: uma perspectiva da classe trabalhadora”, publicado no livro “Mulheres, Raça e Classe”; e Helena Hirata, em sua obra “Gênero, Patriarcado, Trabalho e Classe”.