SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Sintrajufe/RS une-se a vários sindicatos para realizar a 1ª Jornada Feminista Plurissindical, de 8 a 28 de março

De 8 a 28 de março, ocorrerá a 1ª Jornada Feminista Plurissindical, com o tema “Feminismo para mudar o mundo do trabalho”. A programação é resultado do trabalho conjunto de dirigentes mulheres de sete entidades sindicais. Além do Sintrajufe/RS, participam Sindipetro/RS, Sindágua/RS, Semapi/RS, Sindibancários/POA, Assufrgs e Fetrafi.

Convocadas pelo Sintrajufe/RS, as dirigentes reuniram-se, desde janeiro, para a construção de uma pauta de ações coletivas em março, Mês de Luta das Mulheres. Foi fechada uma agenda de atividades coletivas, que percorrerão os espaços dessas entidades, otimizando custos, potencializando públicos e unificando pautas e lutas e contempla ações bastante variadas, como debate, arte, formação e ações de rua.
 

Confira a programação para o mês de março, nesta que será nossa primeira pauta conjunta, mas que certamente não será a única.

08/03 – domingo

Panfleteação na Orla do Guaíba a partir das 10h30, com chamada para a Marcha do dia 09/03. Haverá apresentação de blocos carnavalescos e shows. Também terá panfleteação na Redenção, junto aos ônibus de órgãos públicos que estarão prestando informações sobre Direitos das Mulheres. Das 10h30 às 13h, junto ao Monumento ao Expedicionário.

09/03 – segunda-feira

Marcha das Mulheres: Pela vida das mulheres. Contra as violências. Por empregos, salários e aposentadorias. Fora, Bolsonaro, Eduardo Leite e Marchezan – 17h30 saindo da Esquina Democrática. Durante todo o dia teremos atividades e panfletagem no entorno do Mercado Público, iniciando 10h com ato em frente à FEPAM.

11/03 – quarta-feira

15h – Realização de uma Roda de Diálogos (Transmissão ao Vivo) do SINTRAJUFE-RS, na página da entidade no Facebook, com participação das sete entidades da Jornada e perguntas on-line de quem assiste.

Tema: Violência de Gênero no Mundo do Trabalho – assédio moral, assédio sexual, apagamento feminino e sexismo.

Especialistas Convidadas:

•Suelen Aires Gonçalves, doutoranda no curso de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (GPVC), Profa. de Sociologia na UniLassale

•Ana Lúcia González, procuradora do Ministério Público do Trabalho da 4ª Região

•Virgínia Dapper, médica do Trabalho, assessora de Saúde e Relações do Trabalho do SINTRAJUFE/RS.

20/03 – sexta-feira

Das 19h30 às 24h – Balaio Cultural “Por Todas as Mulheres” no Salão Alê Junqueira do SINTRAJUFE-RS (Marcílio Dias, 660) – Banda Flor de Lis, cantando clássicos feministas (Mulamba, Bia Ferreira, Elza Soares e outras). Teremos comes e bebes à venda. Festa aberta a todos os públicos com entrada Franca.

28/03 – sábado

Das 9h às 18h – Seminário de Formação para Mulheres

Tema: Mulheres, Mundo do Trabalho e Movimento Sindical.

60 vagas. Informações – Contate um dos Sindicatos parceiros ou mande e-mail para cultura@sintrajufe.org.br

O ato de dois anos da morte de Marielle, em 14/03, e o CINEDEBATE no Cine Bancários estão em construção. Mais informações no evento “1ª Jornada Feminista Plurissindical” no Facebook.