DESTAQUE

Sintrajufe/RS realiza ato simbólico em frente ao Anexo da JE, cobrando medidas de segurança sanitária e testagem

Na tarde desta quinta-feira, 12, o Sintrajufe/RS realizou um ato simbólico em frente ao Anexo da Justiça Eleitoral, cobrando administração medidas de segurança sanitária e testagem para todos os colegas que convocados para o trabalho presencial. Depois da atividade, a direção e a assessoria de saúde do sindicato fizeram uma vistoria no prédio para verificar a adequação a protocolos de saúde devido à pandemia.

O ato foi convocado depois que a Presidência do TRE-RS reconheceu, em ofí­cio a juí­zes eleitorais, que há problemas quanto ao cumprimento de normas sanitárias em locais de trabalho da Eleitoral. O Sintrajufe/RS cobra da administração informações sobre o número de pessoas contaminadas por covid-19. A última informação, de agosto, é que havia 16 casos, entre servidores e servidoras e trabalhadores terceirizados.

A diretora Márcia Coelho, que é servidora da Justiça Eleitoral, afirmou que todos estão preocupados com a segurança, a possibilidade de contágio, principalmente nos momentos de preparação final das eleições, quando há mais pessoas envolvidas. E, com a entrega das urnas, a partir desta sexta-feira, 11, outro contingente de pessoas começará a trabalhar, sendo exposto. Ainda assim, assegurou, os servidores estão enfrentando isso para entregar à sociedade uma eleição, como sempre, bem feita, com agilidade e precisão .

O diretor do Sintrajufe/RS Zé Oliveira reforçou que o sindicato é contra o retorno ao trabalho presencial sem que sejam assegurados os devidos cuidados em todos os órgãos e o cumprimento das medidas sanitárias . O diretor de base da JF Novo Hamburgo Fagner Azeredo também presente ao ato público, disse que os possí­veis contágios decorrem do fato de se fazerem as eleições a qualquer preço, sem a preocupação das administrações com a saúde . Ele alertou que os colegas não devem se sujeitar a riscos no ambiente de trabalho, e, se sentirem inseguros, fazer uso da greve sanitária.

A preocupação com a saúde, a segurança está ligada à luta contra a reforma administrativa, que representa a destruição dos serviços públicos, disse o diretor do Sintrajufe/RS Paulo Guadagnin. Ele lembrou que o serviço público atende, principalmente, à população que mais necessita dele. Estamos fazendo um esforço integrado, que é uma luta pelas nossas condições de trabalho, mas também por condições e direitos de toda a população , afirmou o dirigente.