SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

PEC 32

Sintrajufe/RS participa de lançamento de “As Desventuras da Família Silva”, revista em quadrinhos que explica como a reforma administrará afetará a população

Ler conteúdo

O Sintrajufe/RS, representado pelo diretor Edson Borowski, participou do lançamento da revista em quadrinhos “As Desventuras da Família Silva” nesta segunda-feira, 21. O material foi produzido pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), com apoio da CUT-RS, e foi executado pelo cartunista Fredy Varela.

A publicação conta a história de quatro pessoas (pai, mãe e filhos) que enfrenta as dificuldades pós-reforma administrativa (PEC 32/2020), como a falta de concursos, a precariedades nos serviços de saúde e educação, além do aumento da corrupção no país. A revista tem oito páginas, foi elaborada pelo departamento de comunicação do Sindiserv, com ilustrações de Fredy Varela. O cartunista relata que a intenção é “estabelecer uma proximidade com os leitores, por meio de estudo dos traços, cores e uma boa história; creio que consegui fazer esta conexão”.

Inicialmente foram feitos 30 mil exemplares, com distribuição em todo o Rio Grande do Sul. “A ideia de produzir uma revista em quadrinhos surgiu em uma reunião da Central Única dos Trabalhadores na qual concordamos que contar a história de uma família seria a forma mais adequada de explicar o quanto a PEC 32/2020 pode ser nociva”, explica a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli. O Sintrajufe/RS irá se engajar na campanha de distribuição.

Edson afirma que o material, ao ser protagonizado por uma família comum, mostra que a reforma não terá impacto e prejudicará somente servidores e servidoras, mas afetará toda a população. “É um material lúdico, que será distribuído não apenas na categoria, mas para a sociedade em geral”, explica.