DESTAQUE

Sintrajufe/RS faz denúncia junto ao MPT para melhoria das condições de trabalho de terceirizados contratados para auxiliar nas eleições municipais

No dia 20, o Sintrajufe/RS protocolou denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) visando a melhorias nas condições de trabalho dos auxiliares de eleições, que são os terceirizados contratados pelo TRE-RS para preparar o material do pleito municipal. Em vistoria feita pelo sindicato no dia 12, no Anexo do tribunal, situado na Avenida Padre Cacique, foram identificados diversos problemas. Em vista disso, o sindicato encaminhou ofí­cio à administração solicitando medidas urgentes para proteção à vida e à saúde desses trabalhadores e trabalhadoras e dos servidores e das servidoras da Justiça Eleitoral que trabalham no mesmo prédio. Até o momento, não houve retorno.

Na denúncia ao MPT, o Sintrajufe/RS relata as condições foram encontradas e solicita intervenção do órgão no local. No ofí­cio ao TRE-RS, uma das sugestões foi a mudança do local de preparação do material eleitoral para um espaço mais amplo e arejado, em que seja possí­vel manter o distanciamento, como o terceiro andar, que está desocupado.

No espaço atual de trabalho, o Sintrajufe/RS verificou que não há observância do distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde. Para tanto, as mesas de trabalho precisariam ser substituí­das por outras, com dimensões adequadas para garantir os dois metros entre os trabalhadores, e a colocação de limitadores fí­sicos ou marcadores no chão para sinalizar essa distância.

No local não há medição de temperatura nem dispenser de álcool em gel com acionamento por pedal na entrada e locais de circulação nem lixeiras com tampas acionadas por pedal. O sindicato também aponta que, durante a vistoria, havia ventiladores funcionando, o que contraria as determinações contidas nos decretos do governo do estado do e do municí­pio de Porto Alegre sobre prevenção da covid-19.

No dia 19, a direção do Sintrajufe/RS esteve novamente no Anexo da JE e verificou que nenhuma providência havia sido tomada. Assim, diante da urgência da adoção de medidas, e tendo em vista que não houve resposta da administração, o Sintrajufe/RS adotou o procedimento de denúncia junto ao MPT.