SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

VERGONHA

Sintrajufe/RS e outras entidades colocam na rua “outdoor da vergonha”, denunciando deputados gaúchos que votaram na PEC 32

Já estão nas ruas de Porto Alegre e de diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul os novos outdoors colocados pelo Sintrajufe/RS e por outras entidades que representam servidores federais, estaduais e municipais, na luta contra a reforma administrativa (PEC 32/2020). Essa é a terceira rodada de outdoors da campanha contra a reforma. Participam da ação entidades vinculadas à Frente dos Servidores Públicos do RS, como o Sindjus/RS, o Cpers/Sindicato, o Sindserf, entre outros, além do Sintrajufe/RS. Entre as cidades onde foram colocados os outdoors, estão, além de Porto Alegre, Guaíba, Taquara, Passo Fundo, Caxias do Sul e outras.

As peças denunciam os deputados do RS que votaram, na comissão especial, a favor da proposta, que destrói os serviços públicos no Brasil: Alceu Moreira (MDB), Giovani Cherini (PL), Marcel Van Hattem (Novo) e Marcelo Moraes (PTB). Ao lado de uma foto e do nome do deputado, o texto diz: “Vergonha: voto pelo fim dos concursos, votou pelo apadrinhamento dos cabos eleitorais e a privatização da saúde e educação”.

Esses quatro deputados participaram de uma aprovação, na comissão especial, que só foi possível graças a diversas manobras do governo e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Com idas e vindas do substitutivo, gerando confusão, e até mesmo com a substituição de integrantes da comissão, o governo conseguiu a aprovação da proposta. Agora, no plenário, o cenário é outro e, para aprovar a reforma, serão necessários 308 votos (três quintos do total de deputados) e não será possível para o governo trocar parlamentares críticos à PEC.

Para ampliar as dificuldades do governo, mesmo setores que Bolsonaro e Lira tentaram atrair com emendas, como os policiais, já se posicionaram contra a reforma administrativa. Na última terça-feira, 29, diversas entidades representativas do setor de segurança pública e o presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados lançaram manifesto conjunto contra a PEC. O mesmo foi feito por um grupo de oito partidos: PT, PDT, PSB, PCdoB, Psol, Rede, PV e Solidariedade divulgaram nota conjunta denunciando a proposta.

1 milhão de pessoas já alcançadas nas redes

O Sintrajufe/RS também vem construindo uma ampla campanha nas redes sociais, direcionada aos parlamentares do Rio Grande do Sul. Em setembro, apenas com os impulsionamentos (anúncios) feitos nas redes sociais, a campanha realizada pelo sindicato já ultrapassou o alcance de 1 milhão de pessoas. Com essas publicações, o Sintrajufe/RS tem buscado dialogar com a população da capital e do interior do estado. Muitas dessas ações são direcionadas especificamente para as cidades do interior onde deputados e deputadas tiveram, nas últimas eleições, seus maiores números de votos. Dessa forma, dialoga-se com parte significativa do eleitorado dos atuais parlamentares, lembrando a importância de defender os serviços públicos e destacando que quem votar a favor da PEC 32 não pode voltar ao Congresso nas próximas eleições. Para complementar essa ideia, cards defendendo votos contrários à reforma se alternaram, neste mês, com outros materiais que denunciam os parlamentares que votaram a favor da proposta na comissão especial.

Dia 2 de outubro: tomar as ruas pelo fim do governo Bolsonaro e não à PEC 32

Para derrotar a PEC, é preciso ampliar também a mobilização nas ruas e nas redes sociais. Por isso, neste sábado, 2 de outubro, atos marcados para todo o Brasil pelo “Fora Bolsonaro” também terão na pauta a luta contra a reforma administrativa. No Rio Grande do Sul, já são mais de 30 cidades com manifestações confirmadas, incluindo Porto Alegre, onde a mobilização começa às 15h, no Largo Glênio Peres, em frente à Prefeitura.

O Sintrajufe/RS convoca toda a categoria a participar das atividades nas diferentes cidades e, para os colegas do interior, o sindicato está disponibilizando um modelo de faixa que pode ser confeccionada e levada às mobilizações. Acesse no botão abaixo:

Envie mensagens a deputados e deputadas do RS e pressione contra a PEC 32!

Se você não enviou, envie. Se já fez, envie novamente. A luta contra a PEC 32/2020 precisa ser intensificada, pois a proposta pode ser votada no plenário da Câmara em outubro. Para aprovação, o governo precisa de 308 votos (três quintos) e vai fazer de tudo para conseguir.

O futuro dos serviços públicos e os direitos da população e dos servidores e servidoras está ameaçado pela reforma administrativa (PEC 32/2020) de Guedes e Bolsonaro. Por isso, vamos aumentar a mobilização. A pressão sobre deputados e deputadas tem que ser total. Mande mensagens por WhatsApp e e-mail, comente nas redes sociais deles. Com nossa mobilização, podemos derrotar essa proposta.

Veja abaixo os contatos dos deputados do PSB, PSD e PSDB (no PSB, o deputado Heitor Schuch já se posicionou contra, agora falta cobrar dos demais o voto contrário à PEC 32, da reforma administrativa):

PSB – Partido Socialista Brasileiro

Já manifestou voto contrário à PEC 32.

HEITOR SCHUCH (PSB)
E-mail: dep.heitorschuch@camara.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/heitorschuchoficial
Instagram: https://www.instagram.com/heitorschuch/
Twitter: https://twitter.com/HeitorSchuch
Whatsapp: 61 999619033

PSD – Partido Social Democrático

PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira

Veja AQUI a lista completa e os contatos dos parlamentares gaúchos.