JUSTIÇA ELEITORAL

TRE-RS lança Carta de Compromisso contra o Assédio e Discriminação

Nesta segunda-feira, 26, o TRE-RS lançou uma Carta de Compromisso contra o Assédio e Discriminação, com nove pontos. Na abertura do evento, realizado de modo online, a presidente do tribunal, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, afirmou que o documento tem um objetivo muito sério, que é o de eliminar práticas de assédio e discriminação na nossa instituição .

Também participaram do evento o corregedor e vice-presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes; as servidoras Adriana Spilki, integrante da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no âmbito dos cartórios; e Karen Fróes, da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no âmbito das secretarias. O convidado foi o servidor do TRF4, que assessorou o TRE-RS no desenvolvimento das polí­ticas de combate e prevenção ao assédio e na elaboração da carta, Carlos Alberto Colombo.

A presidente do TRE-RS afirmou que as práticas de assédio e discriminação degradam o ambiente de trabalho e afetam a saúde psí­quica. Ela ressaltou que o tribunal repudia qualquer comportamento, qualquer ação ou omissão que venha violar direitos fundamentais do ser humano, dignidade, integridade fí­sica e mental de qualquer pessoa vinculada à Justiça Eleitoral . A desembargadora explicou que, ao realizar o evento, a alta administração deste tribunal está reforçando seu compromisso ético, o engajamento institucional no sentido de adotar medidas concretas que promovam processos de trabalho saudáveis, seguros, sustentáveis e dignos, de modo a combater toda e qualquer prática de assédio ou discriminação no âmbito da instituição.