SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CONSIGNADOS

TRE-RS consulta bancos sobre suspensão do pagamento de consignados; medida vem após pedido do Sintrajufe/RS aos tribunais e procuradorias

Nesta sexta-feira, 21, o TRE-RS informou que, por meio da Coordenadoria de Pagamentos de Pessoal, encaminhou consulta aos bancos conveniados sobre a possibilidade de suspensão temporária dos empréstimos. A medida vem após pedido encaminhado pelo Sintrajufe/RS.

No dia 24 de maio, considerando que muitos servidores e servidoras foram atingidos direta ou indiretamente pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Sintrajufe/RS encaminhou aos tribunais e procuradorias ofícios com algumas solicitações que servissem para apoiar esses colegas. Uma delas foi a suspensão dos pagamentos dos consignados.


Conforme a mensagem encaminhada nesta sexta pelo TRE-RS, no caso do Banco do Brasil a resposta ao tribunal foi de que haverá suspensão nos meses de junho e julho, sem juros. “No entanto”, adverte a mensagem, “como a folha de junho já foi paga, os valores consignados em folha em junho e repassados ao BB serão devolvidos aos servidores pelo banco durante a etapa de conciliação”. O texto informa ainda que o banco encaminhou aos servidores e servidoras mensagem por Whatsapp com as informações sobre como proceder nesses casos.

Já no caso da Caixa Econômica Federal, o TRE-RS informa que a instituição bancária “pode suspender os contratos vigentes por quatro meses, sem juros, bem como dar carência de seis meses para novos contratos”. Porém, a Caixa pediu algumas providências, não especificadas pelo tribunal, que estão em análise. Ainda, o TRE-RS informa que aguarda manifestação das demais instituições bancárias.