Nesta quarta-feira, 29, a direção do Sintrajufe/RS esteve em alguns dos principais prédios do Judiciário Federal em Porto Alegre para verificar as condições pós-enchente. Estiveram nos locais de trabalho as diretoras Arlene Barcellos e Camila Telles e os diretores Fabrício Loguércio, Marcelo Carlini e Zé Oliveira.
Notícias Relacionadas
Nas visitas, os e as dirigentes conversaram com colegas e observaram a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), as condições de segurança e a situação geral nos prédios. Além de acompanhar o que ocorre neste momento, as visitas tiveram como objetivo iniciar a avaliação sobre o retorno às situações normais de trabalho.
Redes de solidariedade
Nas últimas semanas, o Sintrajufe/RS vem atuando em diversas frentes na construção de ações solidárias aos atingidos e atingidas pelas enchentes. No início do mês, o sindicato disponibilizou um formulário para colegas que tiveram perdas por conta dos alagamentos e que queiram divulgar contas pessoais e Pix para recebimento de doações – esses dados estão sendo divulgados. Até a última sexta-feira, 24, o formulário havia sido preenchido por 36 servidores e servidoras. Veja AQUI.
Além disso, o Sintrajufe/RS faz parte de ações conjuntas com outras entidades. No dia 20, o sindicato divulgou a iniciativa de colegas da Justiça Federal para apoiar, com itens ou serviços, trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da instituição, muitos deles atingidos pela situação de calamidade. Doações devem ser feitas por Pix para o celular 51999821150, em nome do Sintrajufe/RS (a conta é administrada apenas pelos colegas do grupo de apoio, que prestará contas posteriormente).
Ao mesmo tempo, segue ativa a campanha Ajudando Quem Precisa, uma parceria entre Sintrajufe/RS, TRT4 e Amatra IV. Nesse caso, as arrecadações são por Pix. Os valores estão sendo destinados à compra de itens de primeira necessidade aos desabrigados. A chave Pix é [email protected].

Reivindicações gerais
Também nas últimas semanas, em conjunto com a CUT/RS e as centrais sindicais, o Sintrajufe/RS tem participado de reuniões e mobilizações em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, ainda mais ameaçados na conjuntura pós-enchentes. Em reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), realizada nesta semana, estiveram em pauta, por exemplo, a suspensão da cobrança de empréstimos consignados, a suspensão do desconto previdenciário dos servidores públicos das regiões que decretaram estado de calamidade e a prorrogação das convenções coletivas por 180 dias.
Especificamente em relação à categoria, o Sintrajufe/RS está atuando junto aos tribunais, aos bancos e ao governo reivindicando a suspensão do pagamento dos consignados.